TOP 8 mentiras em que você acreditou durante toda a vida

de Redação Jornal Ciência 0

Diz-se frequentemente que as pessoas acreditam em tudo que é dito um número suficiente de vezes, então, nem todas as “verdades” em que você tem acreditado são comprovadas.

Existem algumas situações que fazem parte de nossas vidas, e embora elas não sejam reais, alguém nos ensina a acreditar nelas desde a infância. 

Bem, a verdade é que vivemos em um mundo onde tudo é ensinado e aprendido, de como a andar, falar, se comportar e até mesmo o estilo de vida que você tem quando cresce, mas há outras mentiras que são ensinadas nas escolas.

1 – Ler com pouca luz faz você perder a visão

Independentemente da versão, o aviso de que as pessoas não devem ler com pouca luz é bastante familiar. Nossos olhos se adaptam a diferentes níveis de luz.

Se você está em um quarto escuro e de repente liga a luz, seus olhos percebem algo insuportável até que tenham tomado a tempo para ajustar. O mesmo se aplica à visão quando se esforça para ler algo com pouca luz.

2 – Beber café é ruim

O café tem um monte de propriedades benéficas para o corpo, por isso não é ruim para a saúde. Mas, pode haver efeitos negativos como irritabilidade e dores de cabeça como resultado de ingestão de cafeína, especialmente se você for sensível a esse composto.

3 – O Everest é a montanha mais alta do mundo

É verdade que o Monte Everest é a maior elevação acima do nível do mar, mas a montanha mais alta do mundo é Mauna Kea, considerando a parte sob o oceano. Por outro lado, o Chimborazo seria o maior,considerando o centro da Terra, por causa de sua forma.

A base de Mauna kea é de cerca de 6.000 metros abaixo do nível do mar e o seu pico tem cerca de 4.000 metros acima. A distância entre o sopé da montanha e da cúpula é de aproximadamente 10.000 metros, o que torna a “mais alta” montanha do mundo.

4 – A Lua tem um lado escuro

A maioria das crianças entende que a Lua contém apenas uma face. Isso é verdadeiro, e dá origem à ideia de que a Lua tem um lado escuro.

Na verdade, o lado da Lua que fica perpetuamente longe da Terra não é mais escuro do que o lado que vemos. 

O lado visível da Lua dá origem ao equívoco de que apenas 50% pode ser visto, no entanto, apenas 41% do lado mais distante está escondido da Terra.

5 – Os dentes devem ser escovados após cada refeição

Certos alimentos e bebidas, especialmente aqueles ricos em carboidratos e açúcares, estimulam a criação de certas bactérias na boca que atacam o esmalte do dente durante pelo menos 20 minutos depois da refeição. Ao escovar os dentes logo depois de comer, você se livra das bactérias antes que elas ataquem o esmalte.

No entanto, isso também pode afetar seriamente o esmalte do dente. Se tiver comido algo azedo, você deve evitar escovar os dentes pelo menos 30 minutos. Os alimentos que contêm ácido cítrico, tais como laranjas, toranjas e limões, enfraquecem o esmalte.

6 – No espaço não há gravidade

Nós todos vimos que os astronautas flutuam no espaço, fazendo curvas que desafiam a gravidade. Como resultado, muitas pessoas acreditam que não há gravidade no espaço, também conhecido como “gravidade zero”.

No entanto, esta afirmação não poderia estar mais longe da verdade. Gravidade existe em todas as partes do universo e é o mais importante em afetar toda a questão da força espacial. Na verdade, sem gravidade, tudo deixaria de existir. A atração gravitacional da Terra é responsável pela órbita da lua.

7 – Jantar tarde faz você ganhar peso

Todos nós já ouvimos isso “Comer no café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo”. Bem, isso não significa que comer antes de ir dormir faz engordar, muito pelo contrário.

Nutrientes saudáveis ​​de que o corpo precisa para descansar podem ser ingeridos na última refeição do dia para “alimentar” os músculos, por exemplo.

A premissa é simples: se você consumir mais calorias do que você queimar um dia, ganha peso. Se você comer menos, perde peso.

8 – Se está frio, você pegar um resfriado

Será que o tempo frio faz você doente? Durante séculos, este mito levou mães e avós a insistirem que as crianças ficam doentes no inverno.

Mas se isso é um mito, por que tantos resfriados ocorrem no inverno? A resposta é muito mais complexa. O que faz você ficar gripado são germes, não o próprio frio. Estes vírus atingem seu pico na primavera e outono.

Obviamente, o frio pode contribuir para as condições que levam à doença. Por exemplo, o ar frio faz você entrar em lugares quentes, no entanto, os sistemas de aquecimento de ar seco tornar mais fácil para os vírus e as bactérias entrar em suas narinas secas.

Fonte: Para os Curiosos Fotos: Reprodução / Para os Curiosos

Jornal Ciência