TOP 7 remédios caseiros que tiveram eficácia comprovada pela Ciência

de Merelyn Cerqueira 0

Ao longo dos séculos, as pessoas sempre fizeram uso de medições caseiras para curar uma série de enfermidades.

Embora alguns desses “tratamentos” sejam absurdamente estranhos para nossos padrões modernos (como comer piolhos para curar icterícia, por exemplo), outros podem ser especialmente eficazes – pelo menos até certo ponto.

Praticamente todas as culturas do mundo fornecem opções populares de cura, ainda mais os tratamentos transmitidos através de gerações pela tradição oral. Abaixo, em uma lista preparada pela Live Science, você confere sete dos remédios caseiros que tiveram eficácia comprovada pela Ciência e chegaram a inspirar a medicina moderna.

1 – Folhas de feijão

remedios-caseiros_02

Segundo a tradição dos Balcãs, espalhar folhas de feijão frescas em torno de uma área pode ajudar a matar percevejos e prevenir infestações. A Ciência por trás da prática foi comprava em um estudo publicado em 2013 no Journal of the Royal Society Interface. Cientistas descobriram que os filamentos microscópicos presentes nas folhas de feijão podem prender e matar os percevejos que caminham sobre eles.

Agora, a ideia é tentar fazer uma folha sintética semelhante que poderá combater as infestações, eliminando o uso de inseticidas ou das folhas, que, uma vez que secam, deixam de fazer efeito.

2 – Sapos

remedios-caseiros_02

Segundo o folclore russo, manter um sapo em seu leite pode impedir que ele azede. Neste caso, há muitas evidências científicas de que a prática realmente funciona. De acordo com um estudo publicado em 2012 pelo Journal of Proteome Research, os anfíbios produzem secreções antimicrobianas, que estão presentes em toda sua pele, e os protegem dos patógenos presentes em lugares úmidos.

Um outro estudo realizado anteriormente descobriu que os sapos da espécie Rana temporaria possuem 21 substâncias que apresentam atividade antibiótica, de acordo com informações da American Chemical Society. Já o estudo de 2012, citado anteriormente, foi ainda mais fundo na história, e descobriu 76 substâncias capazes de combater patógenos. Logo, essas secreções podem de fato ter mantido longe as bactérias e micróbios nocivos que estragam o leite, dando credibilidade a esse tipo de remédio caseiro.

3 – Mel

mel

Os antigos egípcios, chineses, indianos e africanos costumavam a utilizar o mel para tratar uma série de doenças, incluindo úlceras, queimaduras e amputações, de acordo com informações da Michigan State University Alumni Magazine. É fato que até hoje os médicos ainda recomendam o mel para ajudar em algumas terapias.

Por exemplo, uma criança com tosse pode ser tratada com mel 30 minutos antes da hora de dormir. O produto irá ajudar a diminuir a frequência da tosse e os incômodos subjacentes, de acordo com um estudo publicado em 2012 pela revista PediatricsAlém disso, e de acordo com um estudo realizado com 59 pessoas e publicado em 1988 pelo British Journal of Surgery, aplicar um pouco de mel em uma ferida pode acelerar o processo de cicatrização.

4 – Alho

alho-e-oleo-de-alho

Em muitas culturas o alho é considerado um remédio muito potente. Por exemplo, tradições populares norte-americanas consideram ele como um tratamento útil para tosse, de acordo com o livro “Popular Beliefs and Superstitions: A Compendium of American Folklore” – em tradução livre “Crenças Populares e Superstições: Um Compêndio do Folclore Americano” – (G. K. Hall & Co., 1981).

De acordo com Dr. Andrew Weil, fundador e diretor do Centro de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona, o alho possui propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas. Quando esmagado, ainda pode liberar alicina, um composto capaz de matar alguns germes apenas pelo contato.

5 – Planta repelente

remedios-caseiros_03

Conhecida como Callicarpa americana, esse arbusto nativo do sul dos EUA é comumente utilizado para mantar os mosquitos. Basta esmagar e esfregar as folhas pelo corpo. Tal método é muito comum na região montanhosa do Mississippi, e de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, ele realmente funciona.

De acordo com Science Daily, pesquisadores descobriram que a planta contém três compostos essenciais que repelem os mosquitos, sendo eles, a callicarpenal, intermedeol e espatulenol.

6 – Cebolas

Smil-Ball-cebola-que-nao-arde-os-olhos_01

As cebolas estão presentes em uma séria de receitas médicas caseiras. O bulbo já foi falsamente associado à cura de furúnculos, urticárias e convulsões, de acordo com um estudo disponível online na página da American Folk MedicineMas, na verdade, as cebolas são verdadeiras fontes de vitamina C, compostos sulfúricos, flavonoides e fitoquímicos, segundo informações da Live Science em um artigo publicado em 2014.

Os fitoquímicos são compostos naturais que podem nos proteger contra o câncer, doenças cardíacas, osteoporose e diabetes, de acordo com Mayo Clinic. Os flavonoides, por sua vez, podem reduzir o risco de doença de Parkinson, problemas cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

 7 – Gengibre

gengibre

Desde sempre, as pessoas costumavam a usar o gengibre como cura para resfriados, dores de estômago e cólicas. De acordo com um artigo da Live Science, ele também é uma forma segura para o tratamento de náuseas e vômito, até mesmo durante o período de gravidez.

Os únicos casos em que sua eficácia é limitada é no tratamento de náuseas causadas pela quimioterapia. O gengibre também pode ajudar a reduzir a inflamação do cólon, diminuindo os riscos do câncer colorretal.

[ Live Science ] [ Fotos: Reprodução / Live Science / Pixabay / Pixabay / Flickr ]

Jornal Ciência