TOP 7 projetos militares secretos dos EUA que foram revelados

de Merelyn Cerqueira 0

Temas envolvendo agências e segredos militares podem até gerar bons roteiros para séries e filmes. Ainda assim, embora maioria das ideias que saem dessas organizações militares pode ter aplicações reais, muitas são nada menos que absurdas e intrigantes.

Em uma lista publicada originalmente pela ListVerse, foram apresentados sete exemplos de projetos militares intrigantes, conduzidos por agências como a CIA e a Força Aérea dos EUA, que foram revelados.

1 – Projeto 1794

No final de 2012, a Força Aérea dos EUA (USAF) removeu o sigilo de uma série de documentos, incluindo registros de um programa secreto para construir aviões em formato de discos voadores projetados para abater todo e qualquer bombardeiro soviético. O ambicioso programa, chamado de Project 1794, foi iniciado na década de 1950 por uma equipe de engenheiros encarregada de construir uma aeronave capaz de voar a velocidades supersônicas e em grandes altitudes.

projetos-militares-que-fora-revelados

Os documentos também revelavam planos de que o avião pudesse atingir uma velocidade de Match 4, considerada quatro vezes mais rápida do que a do som e conseguisse subir a uma altitude de 100 mil pés (30.480 m). À época, o custo estimado do projeto secreto era de mais de 3 milhões de dólares.

O projeto foi cancelado em dezembro de 1961, quando testes sugeriram que o avião poderia ser aerodinamicamente instável e provavelmente incontrolável em velocidades supersônicas.

2 – Projeto Iceworm

Durante os anos 60, o Exército dos EUA (U.S. Army) embarcou em uma missão secreta para construir uma série de bases para lançamento de mísseis nucleares sob as grossas camadas de gelo da Groelândia. O objetivo era abrigar armas de médio alcance de forma que estivessem suficientemente próximas à União Soviética.

projetos-militares-que-fora-revelados_02

O projeto foi nomeado como “Iceworm” (“verme do gelo” em tradução livre), e em 1960 foi encoberto por outro projeto de pesquisa chamado “Camp Century”. Logo, sob esse disfarce, os engenheiros responsáveis construíram uma série de túneis, quartos, cozinhas, salas de recreação, enfermarias, salas de abastecimento, laboratórios, um centro comunicações e até mesmo uma usina nuclear abaixo do gelo.

A base, obviamente, foi mantida em segredo do mundo, e funcionou por um período de sete anos. Em 1966, o programa foi cancelado porque o descolamento do gelo teria criado condições instáveis na região. Atualmente, todo o projeto permanece enterrado sob metros de neve e gelo ártico.

3 – Projeto MK-ULTRA

Durante a Guerra Fria, a CIA deu início ao Projeto MK-ULTRA, um programa de pesquisa humana secreto e ilegal criado para investigação de potenciais sistemas de controle mental. Os cientistas responsáveis examinavam os efeitos de hipnose, agentes biológicos, LSD e barbitúricos em seres humanos. Historiadores sugerem que o projeto teria sido criado com a intenção de desenvolver um sistema de leitura e controle mental que poderia ser usado para “programar” cérebros de assassinos em potencial.

projetos-militares-que-fora-revelados_03

Em 1973, Richard Helms, então diretor da agência, ordenou que todos os documentos sobre o projeto fossem destruídos. No entanto, uma investigação formal sobre o caso foi feita anos depois. Eventualmente, o Projeto MK-ULTRA serviu de base para uma série de filmes, incluindo “Os Homens que Encaravam Cabras” (2009) e “Sob o Domínio do Mal” (1962).

4 – Área 51

Nenhuma outra “base secreta” conquistou tanta atenção quanto a Área 51. Ponto essencial para algumas das teorias mais mirabolantes envolvendo aparições de óvnis, ela está localizada em um distante trecho do deserto de Nevada, cerca de 134 quilômetros ao noroeste de Las Vegas, e bem próxima ao Lago Groom. O característico sigilo envolvendo o lugar provocou a imaginação das pessoas, com a maioria delas afirmando que o espaço está relacionado com atividades paranormais, ou que o governo norte-americano o usava para esconder evidências de existência alienígena.

projetos-militares-que-fora-revelados_04

Em julho de 2013, em documentos revelados pela CIA, a existência do local foi reconhecida pela primeira vez. No entanto a agência explicou que a base secreta foi usada para testar uma variedade de aviões espiões, incluindo o modelo de reconhecimento U-2.

Embora a área funcione como um destacamento da Base Aérea de Edwards, a mais importante do país, e nunca tenha sido declarada encoberta, as pesquisas realizadas ali são base de alguns dos segredos mais bem guardados dos EUA.

5 – Projeto Grudge

Embora, alegadamente, a Área 51 não tenha funcionado como base para estudo de óvnis, a Força Aérea norte-americana de fato estudou a existência de extraterrestres, mas em um programa de curta duração chamado Projeto Grudge. Lançado em 1949, ele serviu para o estudo de objetos voadores não identificados.

projetos-militares-que-fora-revelados_05

O programa em questão foi herança de um outro, conhecido como Projeto Sign. Este teria publicado um relatório no início de 1949, afirmando que, embora alguns óvnis parecessem com aviões reais, não havia dados suficientes para determinar origens.

Críticos do projeto Grudge afirmam que ele só serviu para desacreditar outros relatórios relacionados a existência de óvnis, e que poucas pesquisas realmente foram feitas. Segundo Edward J. Ruppelt, capitão da Força Aérea e diretor do projeto, “não leva muito tempo para se estudar arquivos velhos sobre óvnis e descobrir que os procedimentos padrão de inteligência não eram seguidos pelo Projeto Grudge. Tudo estava sendo avaliado com base na premissa de que os óvnis não poderiam existir. Não importa o que você viu ou ouviu, eu simplesmente não acredito”.

6 – Operação Paperclip

Em setembro de 1946, o então presidente Harry Truman, autorizou um programa chamado Operação Paperclip. A ideia era atrair cientistas da Alemanha nazista para os EUA, após o fim da Segunda Guerra Mundial. O Escritório de Serviços Estratégicos, antecessor da CIA, recrutou cientistas alemães na esperança de que pudessem ajudar em esforços do pós-guerra. Isso significava que o valioso conhecimento dos especialistas não acabaria nas mãos da URSS.

projetos-militares-que-fora-revelados_06

O nome mais famoso da operação foi o cientista de foguetes Wernher von Braun, que passaria a dirigir as missões Apollo, da NASA.

7 – Projeto Manhattan

Um dos mais conhecidos, o Projeto Manhattan foi responsável por produzir as primeiras bombas atômicas do mundo, que no caso acabara devastando Hiroshima e Nagasaki, em 1945. O projeto começou em 1939, e foi mantido em sigilo para que físicos investigassem o potencial poder das armas atômicas.

projetos-militares-que-fora-revelados_07

A primeira bomba nuclear foi detonada na manhã de 16 de julho de 1945, durante um teste chamado Trinity, e realizado na Base Aérea de Alamogordo, a 193 quilômetros de Albuquerque. A explosão criou uma nuvem em forma de cogumelo que se esticou a mais de 12 mil metros de altura. O poder explosivo da bomba em questão era equivalente a mais de 15 mil toneladas de TNT.

Logo, em pouco menos de um mês do teste, nos dias 6 e 9 de agosto, duas bombas semelhantes foram lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Desde então, estes dois eventos permanecem como os únicos de uso de armas nucleares em guerra.

[ Live Science ] [ Fotos: Reprodução / Live Science ]

Jornal Ciência