TOP 7 histórias assustadoras de paralisia do sono

de Merelyn Cerqueira 0

De acordo com o livro “Compêndio de Psiquiatria – Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica”, de autores diversos, a paralisia do sono é, conforme o nome define, a incapacidade que uma pessoa sente em realizar movimentos voluntários durante o ato de dormir. Trata-se de um dos quatro sintomas relacionados à narcolepsia e é considerada uma característica normal do sono.

Estima-se que cerca de 8% da população em geral sofra ou irá sofrer de paralisia do sono em algum ponto da vida. A Ciência ainda é vaga sobre a natureza do fenômeno, embora alguns teorizem que ele ocorra para impedir que nos movimentemos durante os sonhos, causando danos em potencial.

No entanto, o pouco que sabemos sobre a condição já é suficiente para considerarmos estranhos os eventos ocasionalmente experimentados por algumas pessoas – que incluem sensações ou visões fora do comum. Em uma lista publicada originalmente pela The Richest foram elencados alguns dos casos mais assustadores.

1 – O demônio do homem alto

Uma jovem chamada Lola contou que certa vez viu um homem alto e de aparência demoníaca em de pé em seu quarto, ao passo em que sentiu uma ameaça crescente no ar. Então, após ter mexido a cabeça, ele correu em direção à jovem e bateu em seu peito com força, “como se fosse um animal selvagem”. Depois, começou a pular na região, sufocando-a. Lola apenas fechou os olhos e deixou tudo acontecer, enquanto sentia as mãos do demônio arranhando-a violentamente.

paralisia-do-sono_01

Quando acordou, ficou deitada chorando durante uma hora e meia.

2 – O pesadelo de Emily Bergink

Certa noite, uma jovem chamada Emily Bergink notou que uma parte da janela de seu quarto estava aberta e levantou-se para fechá-la. Quando retornou à cama, começou a ter alucinações “táteis”. Um par de mãos úmidas e de dedos grossos corriam sobre seu rosto, cutucando suavemente seus lábios e olhos. Logo, começou a sentir picadas de agulha, algo que basicamente descreve o que vemos em um filme de terror.

paralisia-do-sono_02

Ela conseguiu forçar a abertura dos olhos e ver uma criatura humanoide de aparência felina. Ela era pequena, com orelhas pontudas, olhos pálidos e amarelos sem pupilas, estava abaixada, sentada no peito de Emily, onde ficou até o amanhecer.

3 – O alcoólatra anônimo

Psicólogos têm tentando de todas as formas associar inúmeros distúrbios à paralisia do sono, e o alcoolismo foi considerado como um problema relacionado. Um caso envolvendo um homem anônimo de 35 anos, que lutava contra a doença, conta que ele teria descrito aos médicos um pesadelo recorrente.

paralisia-do-sono_03

De acordo com ele, tudo começou com uma mulher que sempre surgia em pé ao lado de sua cama antes de atacá-lo. À medida que as noites avançavam, ela progressivamente se tornava mais violenta, chegando a sufocá-lo e a descrever como o mataria.

Logo, segundo se sabe, para mantê-la “fora de sua cabeça”, esquecer a visão, o alcoólatra, até então em recuperação, voltou a beber – algo que, pode descrever parcialmente a necessidade de algumas pessoas beberem.

4 – “O Grito” da vida real

Nesta fase moderna em que vivemos, nossos sonhos ocasionalmente podem ser influenciados pela cultura pop. No caso a ser relatado a seguir, uma pessoa anônima descreveu um evento que parece ter saído diretamente de roteiro de um filme de terror japonês dos anos 2000.

paralisia-do-sono_04

De acordo com o relato, uma menina estaria parada no canto do quarto da vítima, olhando-a, quando de repente, e sem qualquer aviso, gritou e correu em direção a ela para lhe sufocar.

A “menina” é uma figura comum descrita em eventos de paralisia do sono. Então os japoneses descobriram e resolveram mostrar isso ao mundo. Adicionando alguns movimentos desconjuntados, cabelos longos e pretos, e um gemido baixo e inapropriadamente adequado – temos um verdadeiro material para pesadelos assustadores.

5 – “Lembra-se de mim?”

Neste relato, uma pessoa, regularmente vítima de paralisia do sono, considerada os episódios mais como aborrecimentos ocasionais do que qualquer outra coisa. No entanto, certa vez, eles começaram a se tornar estranhos.

paralisia-do-sono_05

A primeira alucinação bizarra experimentada por ela sugeria a existência de uma pequena criatura no chão que se alimentava de algo que não poderia ser descrito. Então, em um piscar de olhos, ela se voltou contra o rosto da vítima e ainda mastigando sussurrou: “Lembra-se de mim?”

6 – Pesadelo em Time lapse

Alguns sonhos, inadvertidamente acabam se tornando pesadelos, e ainda estamos muito inseguros em relação ao porquê. Alguns afirmam que os sonhos por si só são excessos de resíduos cerebrais ejetados durante os períodos de descanso para termos espaço para memórias de um novo dia.

paralisia-do-sono_06

No entanto, no caso relado a seguir, um rapaz contou que estava sonhando com uma garota da qual gostava muito. No entanto, ele lentamente percebeu que estava em um sonho lúcido, e quando abriu os olhos, sua paixão ainda estava diante dele, mas algo nela estava mudando. A garota começou a envelhecer rapidamente, como em uma imagem em câmera lenta, e o ambiente ao seu redor começou a mudar, ficando cada vez mais escuro. O processo de envelhecimento foi até seu estágio final, quando sua carne começou a ser devorada por larvas. Ainda, durante todo o evento, ela permaneceu parada e olhando para ele.

7 – O demônio do homem alto 2.0

É muito comum que as crises de paralisia do sono ocorram após longas horas de insônia ou excesso de sono, mas a Ciência ainda é vaga sobre esse ponto. Naturalmente, uma grande quantidade de casos envolve estudantes universitários em fase de exame ou prova. Foi esse o caso relatado por uma estudante chamada Sophie.

paralisia-do-sono_07

“Eu acordei para ver um homem muito alto, de pé à minha porta, segurando algo atrás das costas e se movendo em minha direção muito lentamente. Mas, eu não conseguia me mexer e não conseguia fazer qualquer barulho”.

O “demônio do homem alto”, ao que tudo indica, parece ser o mais prevalente em casos de paralisia do sono.

[ Fonte: Compêndio de Psiquiatria / The Richest ]

[ Fotos: Reprodução / Psiconlinews / fatosinacreditaveis The Richest ] 

Jornal Ciência