TOP 7 fobias bizarras e incomuns que você nunca ouviu falar!

de Gustavo Teixera 0

O medo é um sentimento que serve como mecanismo de defesa contra possíveis perigos ou dificuldades. Mas às vezes se torna irracional e desproporcional, gerando distúrbios psicológicos conhecidos como fobias.

1 – Crematofobia

fobias-incomuns_01

É o medo que pessoas têm quando não conseguem lidar com quantias econômicas, não apenas com cédulas ou moedas, mas com a ideia do dinheiro em si. A crematofobia é um pavor exagerado, quase uma aversão ao dinheiro. A causa da fobia pode estar relacionada a diversos fatores. Como por exemplo, quando a vida financeira sob a responsabilidade do próprio indivíduo, ele pode sentir algumas incapacidades que despertem essa ansiedade e o pânico.

Ou se a pessoa tem algum tipo de fantasia a respeito do assunto, como crenças e valores negativos sobre o dinheiro, também pode acabar desenvolvendo o problema. A fobia também pode aparecer quando a pessoa passa por situações estressantes que envolvam dinheiro, como corrupção financeira ou roubo.

 2 – Sofofobia

fobias-incomuns_02

É ter medo de aprender, conhecer ou adquirir novos conhecimentos. Essa fobia pode ser específica, e no geral, o medo seria de aprender coisas pontuais, como aprender sobre magia ou satanismo, mas a pessoa pode aprender coisas em outros campos ou áreas. Esse medo pode ser prejudicial à nossa vida, pois pode nos limitar.

3 – Genofobia

fobias-incomuns_03

A Genofobia é medo de sexo, intimidade ou relação sexual. Outro nome para este medo é Erotofobia. Em portadores, o simples pensamento de aumentar a intimidade com alguém pode induzir um ataque de pânico completo. Uma tentativa de contato sexual pode até mesmo trazer sintomas de ansiedade intensa. Naturalmente, esses pacientes tendem a evitar relacionamentos íntimos, e aqueles que já estão em um relacionamento podem sofrer com a pressão de fazer sexo. A vida tende a se tornar bastante solitária para tais indivíduos, e sua fobia pode até mesmo interferir na rotina.

Entre as causas estão: falta de conhecimento e educação sexual, estupro, abuso sexual, disfunção erétil (em homens), mutilação genital (em mulheres) ou certas condições médicas que impeçam ou dificultem a relação sexual.

4 – Somnifobia

fobias-incomuns_04

A Somnifobia é o medo de dormir ou manter o sono. O medo do sono está relacionado ao medo do desconhecido. Muitas vezes, o doente fica aterrorizado com o que pode acontecer se ele dormir. A causa está diretamente ligada a outras fobias como como medo de sonambulismo, da escuridão, de pesadelos ou de morrer enquanto dorme.

5 – Fagofobia

fobias-incomuns_05

Trata-se do medo excessivo de comer ou engolir, levando a pessoa a abdicar de se alimentar por mais de um mês. O início pode ser devido a uma situação traumática, vômitos ou sensação de asfixia provocados pela comida, ou até mesmo por uma questão emocional. Normalmente ocorre na primeira infância e principalmente em mulheres, em uma ocasião que tenha o vômito associado.

Este distúrbio não é classificado no DSM, o Manual Diagnóstico das Doenças Mentais, e há poucos registros na literatura científica, porém aborrece muitas pessoas.

6 – Monofobia

fobias-incomuns_07

A Monofobia é medo de ficar sozinho. Muitas pessoas, bem como animais, sofrem com isso, e não é um medo fácil de superar. A fobia também é conhecida por outros nomes, como isolofobia ou autofobia. O medo do abandono é uma fobia caracterizada pela extrema dependência dos outros. Ela é comumente vista em adultos e crianças que também são diagnosticadas com Transtorno de Personalidade Borderline. Essas pessoas vivem no medo constante de que seu “mundo entrará em colapso” se seus protetores ou entes queridos os abandonarem.

É caracterizada por extrema insegurança, ansiedade e depressão quando sozinho, mesmo que por pouco tempo. Como resultado, a pessoa se recusa a dormir, comer ou até mesmo ir ao banheiro sozinho. O medo de estar sozinho pode ocorrer por várias razões. Como na maioria dos tipos de fobias, as origens da monofobia muitas vezes podem ser atribuídas à infância do indivíduo, que poderia ter tido uma experiência assustadora. Estresse de longo prazo, ansiedade, relacionamentos ruins, condições precárias de habitação e outros fatores sócio-econômicos também podem levar ao problema.

7 – Basofobia

fobias-incomuns_06

A Basofobia ou Basifobia é o pavor de cai ao andar. É comum nas neuroses e menos comum nas psicoses. De um modo geral, está relacionada com o medo de queda e morte. Muitas vezes as pessoas que tiveram uma queda no passado e tiveram que passar por procedimentos médicos mais invasivos desenvolvem a Basofobia.

[ Super Curioso / Psicoativo ] [ Fotos: Reprodução / Super Curioso ]

Jornal Ciência