TOP 7 fatos interessantes sobre pessoas noturnas

de Gustavo Teixera 0

1 – São mais inteligentes

pessoas-noturnas_02

Se você é do tipo que fica acordado até tarde, não se preocupe com isso! A Ciência diz que você pode realmente ser mais esperto do que as outras pessoas. Apesar de você poder se sentir preguiçoso, esse traço pode ser realmente melhor do que você imagina.

 

Enquanto alguns estudos dizem que as pessoas que acordam cedo são mais propensas a serem bem-sucedidas, quem fica acordado até mais tarde é mais propenso a ser mais esperto. Statoshi Kanazawa, cientista evolucionista da London School of Economics e Political Science, descobriu uma conexão entre inteligência e comportamentos adaptativos. Em outras palavras, um comportamento diferente dos nossos ancestrais está ligado à inteligência, e isso inclui ficar acordado até tarde. De acordo com o estudo conduzido por Kanazawa, as crianças que são mais inteligentes são mais propensas a transformarem-se adultos noturnos quando crescerem.

 

2 – Têm mais força

Pesquisas da Universidade de Alberta, Canadá, estudaram a força da perna de nove pássaros diurnos e de nove corujas noturnas. Enquanto aqueles que se levantam mais cedo tinham um nível constate de força ao longo do dia, aqueles que ficavam acordados até tarde tiveram um aumento nos níveis de força durante a noite.

 

3 – São mais criativas

pessoas-noturnas_04

De acordo com pesquisa realizada pela Universidade Católica do Sagrado Coração em Milão, na Itália, ficar até tarde “pode incentivar o desenvolvimento de um espírito não convencional e da capacidade de encontrar soluções alternativas e originais.” O estudo revelou que as pessoas da noite eram mais propensas a terem soluções originais e criativas para problemas do que aqueles que acordam cedo. Então, se você quiser encontrar alguém que pense “fora da caixa”, procure uma pessoa que está acordada à meia-noite.

 

O mesmo estudo da Universidade de Madri, aponta que as crianças que ficam acordadas até mais tarde desenvolveram-se de forma diferente. “Uma teoria para explicar o poder extra do cérebro de pessoas noturnas é que as crianças inteligentes são mais propensas se transformarem em adultos noturnos, porque em tempos ancestrais todas as atividades à noite eram inovadoras, portanto, teriam mais chances de atrair pessoas com mentes curiosas“, diz o estudo.

 

Existem até algumas organizações voltadas a esse estilo de vida: The Night Owl Society é um grupo de trabalhadores freelancers que gostam de ficar acordados até tarde. Ele foi criado por Von Glitschka, um designer, depois de perceber que muitos designers trabalham melhor durante a noite. Ou, como diz o manifesto da sociedade: “Nossa tribo noturna acorda à meia-noite, somos as corujas da noite, cujos pixels, letras, polígonos e projetos florescem melhor sob os céus de obsidiana“.

 

4 – Vão melhor em provas

A Universidade de Madri, Espanha, estudou os padrões de sono de aproximadamente 1.000 adolescentes e descobriu que os adolescentes que ficaram acordados até tarde realmente se saíram melhor em testes de razões indutivas, isto é, os testes relacionados à inteligência geral. No entanto, enquanto as pessoas noturnas podem ser mais inteligentes, o mesmo teste constatou que as pessoas que dormem mais cedo obtiveram melhores notas em provas regulares.

 

5 – Ficam alertas por mais tempo

Em 2009, pesquisadores da Universidade de Liège, na Bélgica, mediram a atividade cerebral de “pessoas noturnas extremas” e “pessoas que dormem cedo”. Os participantes foram medidos quando acordaram pela primeira vez e novamente 10,5 horas depois. Os pesquisadores descobriram que “10,5 horas após acordar, pessoas que acordam cedo tinham menor atividade nas regiões cerebrais ligados à atenção e ao relógio circadiano mestre, em comparação às pessoas noturnas.

 

6 – Barack Obama é uma pessoa noturna

pessoas-noturnas_05

Se você se sentir preguiçoso quando ficar acordado até tarde, lembre-se que o presidente dos Estados Unidos também fica acordado até tarde. Em 2009, o presidente Obama foi citado como dizendo: “Eu sou uma coruja. Meu dia habitual é: eu trabalho pela manhã, eu chego ao escritório por volta de 8, 8:30 às 9 horas, trabalho até cerca de 6:30 da noite, janto com a família, saio com as crianças e coloco-as para dormir por volta de 8:30 da noite e então eu provavelmente vou ler documentos, fazer a papelada ou escrever coisas até cerca de 11:30 da noite, e normalmente tenho cerca de meia hora para ler antes de ir para a cama.”

 

7 – O sono é para fracos!

Então, da próxima vez que você ficar sozinho acordado até tarde, saiba que no final do dia, você é o único que vai acabar saudável, rico e sábio!

[ Guff ] [ Fotos: Reprodução / Guff ]

Jornal Ciência