TOP 7 coisas que você nunca deve dizer por mensagem de texto, de acordo com a ciência

de Merelyn Cerqueira 0

De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Michigan, somos mais honestos quando falamos por meio de mensagens de texto. Isso porque é muito mais fácil as pessoas revelarem assuntos particulares ou delicados por meio de textos.

No entanto, mesmo que este seja o caso, há coisas que nunca devem ser contadas desta forma, pelo bem de nossas amizades e relacionamentos. Confira:

1 – “Quero terminar”

Terminar namoro por mensagem de texto é algo simplesmente desrespeitoso e humilhante. Basicamente, coisa de gente sem coração ou empatia, certo?

É por isso que especialistas sugerem que o ideal é combinar um encontro em algum lugar e comunicar o parceiro sobre o desejo de término. Simplesmente tenha coragem de falar pessoalmente.

2 – Dar uma notícia ruim

mensagens-de-textos_001

Fim de namoro à parte, há quem considere demitir alguém ou até mesmo avisar sobre a morte de um ente querido por mensagem.

Não precisamos dizer o quanto isso é errado, certo? Saiba que notícias ruins precisam de certa preparação, porque elas podem afetar profundamente quem as recebe – e uma mensagem de texto não é capaz de fornecer isso.

Sendo assim, sugira um local calmo, sem distrações e se um encontro pessoal não for possível, faça-o pelo menos por telefone.

3 – Informações particulares ou delicadas

Há sempre aquele risco desse tipo de mensagem vazar, até mesmo com amigos confiáveis e familiares. Então atente-se a evitar o envio de informações delicadas e pessoais, como dados bancários, senhas, documentos sigilosos e etc.

4 – Mensagens que podem gerar preocupações

Imagine que você está com seu amigo em uma festa e ele sofreu um acidente. Saiba que o pior que você pode fazer é avisar os pais dele por meio de mensagem.

Considere que elas não transmitem emoções e ainda podem vir carregadas de mal-entendidos. Se não for possível encontrá-los pessoalmente, faça uma ligação e explique as coisas com cuidado.

5 – Tentar transmitir tristeza por meio de mensagens

Considere esta situação: seus amigos publicaram uma foto no Facebook/Instagram em um local que você há muito tempo queria ir, e sequer consideraram te convidar.

Obviamente que você se sentirá frustrado, com raiva e triste. É neste momento que você deve controlar as emoções e deixar o celular de lado. Evite comentar a foto e despejar nela toda a sua frustração. Ao invés disso, acalme-se e na primeira oportunidade fale com eles pessoalmente.

6 – Fofocas

Espalhar fofocas já é algo ruim, e quando você o faz de maneira imprudente corre o risco de machucar as pessoas. Tenha em mente que você não sabe o quão longe uma história pode ir. Ela pode ser enviada hoje por você e amanhã já estar correndo em toda a sua rede de amigos. Evite se meter em problemas como este, e não corra o risco de ser considerado culpado pelo mal-estar das pessoas.

7 – Brigas   

Você brigou com o namorado(a) e está planejando mandar aquele textão? Saiba que as palavras escritas podem durar mais do que as pronunciadas. Se você se encontra nesta situação, o ideal, obviamente, é conversar pessoalmente para tentar resolver as coisas. Lembre-se sempre que as mensagens não transmitem emoções e podem vir carregadas de mal-entendidos.

Fonte: The Richest Fotos: Reprodução / Max Pixel / Pexels

Jornal Ciência