TOP 6 sintomas que você está ignorando e podem indicar gastrite

de Merelyn Cerqueira 0

A gastrite nada mais é do que uma inflamação na mucosa do estômago – que existe para proteger o órgão da ação do ácido clorídrico.

Ela ocorre em razão pela debilitação dessa barreira de proteção, permitindo que os sucos digestivos produzidos pelo próprio órgão causem danos ao tecido que o reveste.

Esta alteração pode ser causa pela bactéria Helicobacter pylori, e se não for tratada pode levar a úlceras ou câncer estomacal, conforme apontado pelo Diário de Biologia.

Os sintomas da gastrite começam devagar e, portanto, a maioria deles normalmente é ignorado no início do problema.

Assim, na lista abaixo você irá conferir seis sintomas que indicam gastrite, mas que são facilmente ignorados por nós. Lembre-se que a automedicação é desaconselhada e você deve sempre procurar ajuda médica ao menor sinal de problema.

1 – Dor

Dores estomacais em forma de pontadas, especialmente após as refeições podem ser um indício de gastrite.

2 – Queimação

Você costuma sentir azia ou queimação sempre quando passa muito tempo sem comer? Este pode ser um sinal do problema.

3 – Inchaço

Se após as refeições você costuma sentir uma sensação de inchaço na barriga come se tivesse comido mais do que deveria, não hesite em considerar este sintoma como um indício de gastrite.

4 – Enjoo

Outro sintoma comum do problema são os enjoos e ânsia de vômito, que dão a sensação de uma “bola” presa na garganta.

5 – Indigestão

Você sente que após as refeições a comida não está sendo digerida e está ficando por muito tempo em sua barriga? Este também pode ser um indício de gastrite.

6 – Gases e arrotos

O excesso de gases e arrotos, mesmo quando a alimentação é controlada, pode ser um sinal de que é hora de procurar ajuda médica.

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência