TOP 6 mentiras nas quais você continua acreditando!

de Julia Moretto 0

Muitas vezes aprendemos algumas teorias ou histórias na escola e acreditamos nelas pelo resto da vida.

Por isso, hoje vamos mostrar seis fatos que maioria acredita ter ocorrido, mas que a ciência moderna vai mostrar a verdade. 

1 – O homem veio do macaco

mentiras-que-vc-acredita_1

Aqui, não vamos pontuar a questão de Darwin. Quando pensamos na nossa origem, muitos acreditam que descendemos dos macacos que hoje são vistos nas florestas.

Nós realmente viemos de um ancestral comum entre a espécie destes animais e a nossa. Dessa forma, é errado pensar que eles deram origem a um novo ser humano, como muitas vezes é mostrado nos filmes.

2 – Cristóvão Colombo descobriu a América

mentiras-que-vc-acredita_2

Cientificamente, as primeiras pessoas que descobriram a América foram as pessoas que habitavam o local quando Colombo chegou.

Há possibilidade de eles terem chegado ao continente através do Estreito de Bering, ao noroeste, passando pela Ásia. 

Alguns cientistas dizem ter provas de que os Vikings chegaram durante a Idade Média à costa do Canadá.

Esse povo tinha ferramentas que possibilitavam longas viagens. Por toda zona ártica há vestígios arqueológicos de que Colombo seria mais um dos diversos descobridores.

3 – O mito da maçã de Newton

mentiras-que-vc-acredita_3

Todo mundo sabe que Newton criou a teoria da gravidade através do impacto de uma maçã em sua cabeça. Mas a verdade é que ele não foi “machucado” pela maçã.

Ele analisou que os objetos não se moviam, mas dependiam de um tipo de força que os despertava do seu estado de repouso. Ou seja, para uma maçã cair, alguma força deveria iniciar este movimento. Foi o imaginário popular que criou a queda da fruta no físico.

4 – A Terra é redonda

mentiras-que-vc-acredita_4

Apesar de não ser plana, precisamos dizer que a Terra possui uma forma distorcida. Conforme a diferença nas densidades das superfícies do planeta, a pressão dos diferentes oceanos, a força da gravidade exercida pela Lua e a própria orografia são os fatores principais para a Terra não ser da forma perfeitamente esférica.

Quando os mapas foram criados, foi preciso transformar o círculo em um plano quadrado. A escolha foi de “deformar” os países para que eles pudessem ser observados. Por isso, é possível ter uma ideia aproximada das nações. Isso mostra que nem os globos ou esferas mostram a realidade da Terra.

5 – Nós temos 5 sentidos

Conseguimos interagir com o exterior com base em nossos órgãos sensoriais. Aprendemos que eles são caracterizados pela visão, audição, paladar, tato e olfato. Mas a verdade é que temos mais sentidos, como o senso de equilíbrio.

Temos também outros sentidos que acreditamos estarem associados aos primeiros, quando na verdade trabalham de maneira independente.

Um exemplo é a termocepção, que nada mais é do que a capacidade de detectar o calor que nos rodeia com base no tato. Podemos também localizar a fonte de uma determinada dor e descobrir os motivos e a origem dos desconfortos.

6 – Sangue azul

Principalmente falando sobre a nobreza europeia, o tal “sangue azul” sempre vem à tona. A história começou na Idade Média, quando muitos dos cortesãos evitavam a exposição ao sol, por isso, tinham a pele pálida a ponto de ser possível ver as veias azuladas. Já a plebe ficava mais tempo sob o sol, no trabalho agrícola, resultando em um tom de pele mais escuro. Por isso, se falava dos dois tipos de sangue: azul e vermelho.

Mas a verdade é que existem dois tons de vermelho: um mais brilhante e outro mais escuro, diferindo na quantidade de oxigênio. O que mostra uma tonalidade azulada é o derivado de uma mistura da luz com a pele. Mas se for observado no interior das veias, é possível ver o sangue completamente vermelho.

Fonte: Mata Curiosidade Fotos: Reprodução / Mata Curiosidade

Jornal Ciência