TOP 6 desvantagens de ser extremamente inteligente

de Julia Moretto 0

Você pode pensar que a vida seria mais fácil e mais feliz se você pudesse subir alguns pontos de QI. Mas nem tudo são flores para quem é mais inteligente que a média.

Pessoas com alto nível de QI escreveram sobre como são as altas expectativas sobre elas e outros problemas causados pela sua inteligência. Confira os mais evidentes:

desvantagens-de-ser-inteligente_

1 – Pensar em vez de sentir

O usuário do Quora, Marcus Geduld, disse que ele geralmente entende suas emoções muito bem e consegue explicá-las – mas ele nunca sente o alívio de expressá-las.

Este é um problema comum para as pessoas inteligentes, especialmente para os altamente verbais. Eles usam palavras como uma cortina de fumaça, e é ainda mais eficaz quando suas palavras são verdadeiras. As pessoas menos articuladas tendem a evacuar através da fisicalidade. Eles gritam, socam, dão pontapé, gritam, soluçam, dançam, saltam de alegria…  quando eu terminar de explicar, tudo o que eu já expliquei ainda está preso dentro de mim, só que agora com um rótulo“.

A observação de Geduld destaca a distinção entre as competências cognitivas e emocionais.

Os cientistas não podem dizer com certeza se esses dois fatores estão relacionados, mas uma pesquisa sugere que alta inteligência emocional compensa a baixa capacidade cognitiva, pelo menos no local de trabalho. Em outras palavras, as pessoas que são superinteligentes podem não precisar contar com habilidades emocionais para resolver os problemas.

2 – As pessoas esperam que você tenha uma ótima performance

Está previsto, automaticamente, para ser o melhor, não importa no que seja“, contou Roshna Nazir. “Você não tem ninguém para conversar sobre suas fraquezas e inseguranças. E isso te faz ser tão cauteloso sobre seus defeitos que você não pode se dar ao luxo de assumir riscos, apenas por temer o que acontecerá caso perca“, escreve Saurabh Mehta.

Em um trecho de “Smart Parenting for Smart Kids” (algo como “Paternidade inteligente para filhos inteligentes”), publicado na PsychologyToday.com, os autores escrevem que os pais são geralmente mais preocupados com a desenvoltura de seus filhos quando eles são inteligentes e vão bem na escola. “Porém, às vezes isso pode focar mais no que elas fazem do que no que elas são.

3 – Você pode não aprender o valor do trabalho duro

Um número de pessoas com alto nível de QI disseram que se sentem como se pudessem conviver com menos esforço do que outras pessoas. Mas um alto QI nem sempre leva diretamente ao sucesso, e pessoas muito inteligentes podem nunca desenvolver a perseverança necessária para ter sucesso.

De acordo com Kent Fung, “Inteligência se torna um problema quando logo percebem que não precisam trabalhar tão duro para viver e por isso, nunca desenvolvem uma boa e forte ética de trabalho“.

Um estudo descobriu que capacidade de trabalhar duro tem, de fato, uma correlação negativa com certos tipos de inteligência. Os pesquisadores propõem que as pessoas altamente inteligentes podem sentir que não precisam trabalhar tão duro para conseguir o que querem.

4 – As pessoas podem ficar irritadas caso você as corrija

Quando você sabe que alguém acabou de dizer algo completamente errado, é difícil de reprimir o desejo de esclarecer.

Mas você tem que ser extremamente sensível ao fato de que outras pessoas podem se sentir constrangidas e ofendidas por suas ações.

Raxit Karramreddy disse que ser inteligente é uma chatice. “Quando você corrige as pessoas, elas param de andar ou falar com você“.

5 – Você tende a pensar demais

Um tema comum foram as armadilhas de gastar muito tempo pensando.

Por um lado, você pode chegar a ser piegas quando tenta encontrar o significado existencial de cada conceito e experiência. “Você percebe como tudo é e repara que nada possui um significado. Você procura respostas que te levam a loucura“, escreveu Akash Ladha.

Um estudo publicado em 2015 descobriu que a inteligência verbal realmente está ligada à preocupação ou ruminação. Isso significa que as pessoas inteligentes podem achar que é impossível fazer uma escolha.

Compreender as possíveis ramificações de suas decisões, especialmente a tendência ao excesso de analisar essas consequências, faz com que a decisão nunca seja tomada“, disse Tirthankar Chakraborty.

6 – Você tem consciência do quanto você não sabe

Ser superinteligente, muitas vezes, significa a apreciação dos limites de sua própria cognição. Você pode tentar, mas nunca vai ser capaz de aprender ou compreender tudo.

Inteligência é uma maldição, pois quanto mais você sabe, mais você sente que menos conhece“, disse Mike Farkas.

A observação de Farkas lembra um estudo clássico feito por Justin Kruger e David Dunning, que constatou que as pessoas menos inteligentes são as que mais vão superestimar suas habilidades cognitivas – e vice-versa.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência