6 alimentos comuns que podem causar alucinação

de Merelyn Cerqueira 0

Quase todos os alimentos que consumimos vêm acompanhados de efeitos colaterais – positivos ou negativos. Em excesso, eles podem resultar em doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto e problemas de coração. 

No entanto, alguns deles, uma minoria, podem ter efeitos curiosos, como alucinações. Na lista abaixo, você conferirá 6 deles:

1 – Pão de centeio

alimentos-que-podem_1

O grão utilizado para a produção do pão de centeio é infectado por um fungo parasita chamado esporão-de-centeio (Claviceps purpúrea). Ele é responsável por uma reação chamada ergotismo, que é semelhante aos sintomas provocados pelo LSD, quando consumido de maneira exagerada.

Contudo, tenha em mente que um “envenenamento por cravagem” não é algo que você conseguirá comendo apenas um sanduiche com pão de centeio.

2 – Noz-moscada

alimentos-que-podem_2

A noz-moscada contém um componente orgânico chamado miristicina, conhecido por produzir efeitos anticolinérgicos e psicodislépticos. Logo, quando consumida em grandes quantidades (cerca de 6 a 8 colheres, por exemplo), é provável que a pessoa enfrente alucinações leves e forte calor nos membros.

Os sintomas também podem evoluir para tonturas, náuseas, paranoia, complicações para urinar e sensação de uma forte ressaca.

3 – Sarpa salpa

alimentos-que-podem_3

Este peixe da família salema, normalmente encontrado nas águas do Atlântico, possui em sua cabeça um componente orgânico aromático chamado indol, capaz de provocar alucinações em seres humanos.  

4 – Queijo Stilton

alimentos-que-podem_4

O queijo Stilton é uma forma de queijo azul de origem inglesa. Um estudo realizado em 2005 revelou que a ingestão de apenas 20 gramas dele poderia provocar visões distorcidas da realidade. Em um experimento, pessoas afirmaram terem experimentado visões estranhas, como crocodilos e brinquedos invisíveis.

5 – Amora

alimentos-que-podem_5

A amora pouco madura contém componentes alucinógenos. No entanto, porque existem em pequenas quantidades, seriam necessárias grandes quantidades da fruta para experimentarmos leves alucinações.

6 – Semente de papoula

alimentos-que-podem_7

As sementes de papoula já são velhas conhecidas, devido ao comércio oitocentista de ópio entre Portugal e China. As sementes possuem pequenas quantidades de alcaloides de ópio, morfina e codeína, que podem provocar uma falha cerebral semelhante ao efeito de uso de algumas drogas, como o LSD e ecstasy.

Fonte: Cracked Fotos: Reprodução / Cracked

Jornal Ciência