TOP 5 povos que desapareceram sem deixar muitos vestígios de sua existência

de Merelyn Cerqueira 0

Com base em evidências de existência deixadas, sabemos que os egípcios antigos tinham suas pirâmides, que os gregos deixaram suas esculturas e templos, enquanto que os Maias produziram seu famoso calendário, além de outros artefatos. Mas, embora bem conhecidos, estes não foram os únicos povos a passar pela Terra.

Abaixo, conforme uma lista publicada pela Live Science, você confere algumas culturas que passaram por aqui sem deixar muitas evidências.

1 – Os Silla

cinco-povos

O Reino Silla foi uma das dinastias reais mais duradouras que se tem registro, governando grande parte da península coreana entre 57 a.C. e 935 d.C. No entanto, existem poucas evidências arqueológicas sobre eles para serem estudadas.

Logo, o que temos é uma pequena visão retirada dos ossos intactos de uma mulher que foram encontrados em 2013, próximo a capital histórica de Silla (Gyeongju). Análises revelaram que os ossos pertenceram a uma mulher de cerca de 30 anos, vegetariana, que viveu com base em uma dieta pesada de arroz, batata e trigo, e de crânio alongado.

Silla foi fundada pelo monarca Bak Hyeokgeose, que segundo contam as lendas, nasceu de um ovo misterioso encontrado em uma floresta e se casou com uma rainha nascida das costelas de um dragão.

Ao longo do tempo, a cultura Silla se tornou uma sociedade hierárquica centralizada com uma classe aristocrática. Embora os restos humanos de seu povo sejam raros, os arqueólogos já descobriram uma variedade de produtos luxuosos feitos por essa cultura, que hoje estão expostos no Museu Nacional de Gyeongju, na Coréia do Sul.

2 – Os Sanxingdui

cinco-povos_1

Os Sanxingdui foram uma cultura da Idade do Bronze que prosperou no que hoje é a província chinesa de Sichuan. Em 1929, um agricultor descobriu artefatos deste povo na região. Escavações mais recentes, feitas em 1986, revelaram grandes estruturas feitas de jade e esculturas com mais de 2 metros de altura.

No entanto, apesar das evidências de habilidades artísticas encontradas, ninguém realmente sabe quem foram os Sanxingdui. Aparentemente, eles foram fabricantes prolíficos de máscaras de bronze e ouro, que alguns arqueólogos acreditam representar deuses ou antepassados.

Em 2014, pesquisadores presentes na reunião anual da União Geofísica Americana argumentaram que, por volta de 2.800 ou 3.000 anos atrás, um grande terremoto e deslizamento de terras redirecionou o rio Minjiang, cortando o território dos Sanxingdui e forçando a relocação deles para outra cidade antiga, chamada Jinsha.

3 – Os Nok

cinco-povos_2

A misteriosa e pouco conhecida cultura Nok existiu entre 1.000 a.C. e 300 d.C., no norte da Nigéria. Evidências de sua existência foram descobertas por acaso, durante uma operação de mineração em 1943, de acordo com o Metropolitan Museum of Art em Nova York. À época, mineiros descobriram uma cabeça de terracota, o que sugeria uma rica tradição escultural.

Desde então, foram encontradas novas estruturas semelhantes, incluindo representações de pessoas usando joias elaboradas e carregando manguais, um símbolo de autoridade.

Parte dos artefatos da cultura Nok, muitas das vezes, foram removidos de seu contexto sem análise arqueológica, o que contribuiu ainda mais para todo o mistério que envolve esse povo.

Em 2012, os Estados Unidos devolveram uma série de estátuas Nok para a Nigéria depois que estes foram roubados do museu nacional do país e contrabandeados.

4 – Os Punt

cinco-povos_3

Algumas culturas são conhecidas através dos registros de outros povos. Este é o caso do misterioso reino de Punt, que existiu em algum lugar na África e negociou bastante com os egípcios.

É possível que estes dois reinos tenham trocado muitas mercadorias durante o século 26 a.C., durante o reinado do faraó Khufu, que construiu a Grande Pirâmide de Gizé.

Embora os egípcios tenham deixado muitas descrições dos bens que obtiveram dos Punt, como ouro, ébano e mirra, ninguém realmente sabe onde o reino estava localizado. Estudiosos acreditam que ele possa ter existido na Arábia, Nordeste da África ou talvez próximo ao rio Nilo, na fronteira do sul do Sudão com a Etiópia – mas são apenas teorias, nada que dê base concreta às afirmações.

5 – Cultura do Vaso Campaniforme

cinco-povos_4

Podemos reconhecer o mistério desta cultura pelo simples fato de os arqueólogos a nomearem de acordo com seus artefatos. A cultura do Vaso Campaniforme produziu uma série de vasos de cerâmica em forma de sinos de cabeça para baixo.

É possível que os fabricantes destes distintos artefatos tenham vivido por toda a Europa durante os anos 2.800 a.C. e 1.800 d.C..

Além dos vasos eles deixaram alguns artefatos de cobre e um cemitério contendo 154 túmulos, localizado no que é hoje a República Checa. Pesquisadores acreditam que a cultura do Vaso Campaniforme também foi responsável por algumas construções do Stonehenge, no Reino Unido.

Fonte: Live Science Fotos: Reprodução / Live Science

Jornal Ciência