TOP 5 mistérios que foram solucionados pela Ciência

de Gustavo Teixera 0

Muitos fatos misteriosos são atribuídos a causas sobrenaturais, místicas e religiosas. Independentemente disso, eles intrigam os cientistas, que tentam achar as causas científicas dos fenômenos. Confira 5 casos misteriosos que foram solucionados através da Ciência:

5 – “Bloop”

Em 1997 uma gravação sonora subaquática deixou muitas pessoas intrigadas.  A gravação, captada por dois microfones que estavam separados por 4828 quilômetros de distância no Oceano Pacífico, fizeram alguns cientistas acreditar que se tratava de um predador desconhecido e assustador, que eles nomearam como “Bloop”.

misterios-solucionados-pela-ciencia_02

Na verdade…

Cientistas achavam que era um animal desconhecido, mas, na verdade, era o som do gelo ártico se despregando a caindo na água. O som era semelhante ao do gelo caindo em um copo de bebida, mas em proporções extremamente maiores. Mesmo suspeitando durante todo esse tempo, só descobriram a causa real há pouco tempo. Uma atribuição sobrenatural também foi especulada em alguns tabloides.

4 – Desaparecimento misterioso das abelhas

Você se lembra de quando circulava pela internet uma notícia de que as abelhas estavam morrendo misteriosamente? Na época esse desaparecimento estava sendo atribuído à diversas causas como: aquecimento global, extraterrestres, migração das abelhas para marte, dentre outras.

misterios-solucionados-pela-ciencia_03

Na verdade…

A causa do desaparecimento repentino era relacionada ao uso de pesticidas neonicotinoides. Isso foi descoberto em 2014 e foi chamado de “Distúrbio do colapso das colônias”.

Mesmo com restrições aplicadas a esse pesticida, especialistas não sabem o motivo específico do desaparecimento, pois os neonicotinoides não matam diretamente as abelhas, mas as deixam suscetíveis a doenças. Esse desaparecimento, apesar de chocante, não é tão intenso quanto se imagina: 20 bilhões de abelhas nascem todos os dias no momento, ao invés da marca anterior de 25 bilhões.

3 – Luz do planeta Ceres

Ceres é um planeta anão que fica entre Marte e Júpiter, e em 2015 a sonda da NASA, Dawn, visitou-o e enviou imagens de uma cratera que parecia estar iluminada. Muitos creditaram essa luminosidade a alienígenas.

misterios-solucionados-pela-ciencia_04

Na verdade…

Cientistas estudaram o que seria essa luminosidade e descobriram que se tratava de uma pilha de sal. O sal brilhava, pois, a luz do Sol refletia muito mais nele do que na superfície escura de Ceres. Os cientistas ficaram animados, pois isso sugere que o pequeno planeta possuiu oceanos em tempos antigos. As fotos publicadas em jornais, que mostravam uma luminosidade muito maior do que a real, foram manipuladas digitalmente para aumentar o mistério.

misterios-solucionados-pela-ciencia_05

2 – Estátuas religiosas que choram sangue

Desde sempre, vemos e ouvimos falar de imagens religiosas que choram sangue, tendo total atribuição às causas religiosas e místicas.

misterios-solucionados-pela-ciencia

Na verdade…

O que as pessoas pensam ser sangue, são, na verdade, bactérias da espécie Serratia marcescens que cresce em regiões úmidas e possuem cor avermelhada, sempre confundida com sangue. Essa bactéria normalmente aparece nas paredes de casas, rejuntes de azulejos, vasos sanitários ou locais úmidos. As maiorias das estátuas religiosas é de porcelana, o mesmo material comumente usado em vasos sanitários. Por outro lado, pessoas leigas atribuem o “choro” das estátuas às mazelas do mundo.

misterios-solucionados-pela-ciencia_01

1 – Luzes misteriosa na cidade de Marfa

Por muito tempo, a cidade de Marfa no Texas, Estados Unidos, foi palco de um estranho fenômeno: moradores diziam ver luzes incomuns em trechos do deserto. Essas luzes se tornaram atrativo turístico, e foram criados pontos de observação para as pessoas verem as possíveis sondas extraterrestres.

Na verdade…

As luzes misteriosas eram faróis de carros que atravessam a rota 67 do local. As condições atmosféricas do deserto podem refratar a luz dos faróis dos automóveis, sendo elas confundidas com luzes misteriosas no horizonte. Esse é o fenômeno comumente conhecido como miragem.

[ Cracked ] [ Foto: Reprodução / Cracked ]

Jornal Ciência