TOP 5 Fatos sobre Hitler que você provavelmente não sabia

de Merelyn Cerqueira 0

Adolf Hitler, líder nazista que governou a Alemanha entre o período de 1933 e 1945, era filho de um funcionário de alfândega. De infância pobre, adolescência solitária e juventude desacreditada, ele acabou se tornando o maior e mais cruel ditador do século 20. Durante seu governo, foi responsável pela morte de aproximadamente 6 milhões de judeus, além de minorias que ele considerava “indignas de vida”.

Em 2010, um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, Patrick Delaforce, lançou um livro chamado “O arquivo de Hitler”, expondo em 265 verbetes, detalhes nunca antes revelados sobre a vida do ditador alemão. Tais dados foram pesquisados a partir de discursos, pontos de vista de pessoas que o conheciam e bibliografias com a mesma temática, de acordo com informações da revista Galileu. Abaixo você confere alguns fatos curiosos descobertos pelo escritor.

1 – Seu sonho era ser artista

Hitler teve uma adolescência sofrida. Aos 11 anos de idade ingressou na escola secundária Realschule, de Linz, que formava rapazes para carreiras comerciais ou técnicas. Em seu livro Mein Kampf (Minha Luta) ele disse não ter qualquer interesse em se tornar funcionário público, mas que tinha certeza de que um dia se tornaria um pintor ou artista. A ideia foi rejeitada pelo pai, que ficou perplexo com a decisão.

Aos 16, após a morte do pai, ele se mudou com a família para Linz, onde decidiu dedicar a vida à arte. Ele teria feito esboços, pinturas, bem como projetos de museus, teatros, uma ponte sobre o rio Danúbio e até mesmo uma completa reconstrução de Linz. Hitler também teria feito algumas aulas de piano e costumava frequentar concertos, teatros, clubes de música, de livros e museus de cera.

 2 – Hitler escreveu uma série de poemas

Aos 15 anos, ele passava a maior parte do tempo desenhando, lendo ou pintando. Nesse mesmo período, ele também dedicou seu tempo à produção de alguns poemas considerados um tanto quando incoerentes.

As pessoas ali se sentam numa casa ventilada

Enchendo-se de cerveja e vinho

Comendo e bebendo em êxtase

(-) então de quatro.

Ali escalam os altos picos das montanhas

(-) com as faces cheias de orgulho

E caem como acrobatas em cambalhotas

E não podem se equilibrar

Então, tristes, voltam para casa

E em calma esquecem o tempo

Então ele vê (-), sua esposa, pobre homem,

Que lhe cura as feridas com uma boa sova.

*Os símbolos (-) são palavras que não puderam ser decifradas.

3 – Ele era um péssimo aluno na escola 

Segundo Delaforce, Hitler era considerado um adolescente preguiçoso na escola. Em seu boletim da 4ª série, enquanto estava na escola de Steyr, na Áustria, ele apresentou uma série de notas “insuficientes”, “sofríveis” e “deploráveis”. O boletim abaixo foi emitido em 15 de fevereiro de 1905 e, aparentemente, sua única nota “louvável” era em uma matéria de desenho à mão livre.

Boletim-do-Hitler

O escritor também lembrou que o jovem Hitler odiava praticar exercícios físicos, raramente caminhava e não tinha interesse em esportes.

4 – Seu primeiro amor foi uma judia

Hitler tinha uma relação muito forte com a mãe. Ironicamente, seu primeiro amor foi Stefanie Isak, uma jovem judia, loira e alta que vivia no mesmo bairro que ele, em Linz. Apaixonado desde os 17 anos de idade, dedicou uma série de poemas românticos à moça. Havia dias em que – na companhia de seu melhor amigo Gustl Kubizek – ele ficava esperando a moça passar pela rua apenas para ter um momento em sua presença.

Ele teria confessado a Gustl suas intenções de fugir com Isak, e que seria capaz de sequestrá-la. Contudo, ela nunca havia lhe dado atenção, o que fez com que ele considerasse cometer suicídio nas águas do rio Danúbio, mas levando-a consigo.

É bem provável que a jovem nunca tenha conversado com Hitler, mas há informações que sugerem que ela acabou se casando com um tenente chamado Jasten.

5 – Ele já apoiou um movimento comunista

Logo após o evento que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, em 11 de novembro de 1918, o ainda cabo Adolf Hitler retornou à Munique. Lá, ele conheceu um jornalista judeu, crítico teatral e fanático socialista chamado Kurt Eisner, com quem ficou fascinado. Eisner teria organizado uma revolução que proclamou a Baviera um estado livre da monarquia alemã no mesmo ano.

Membro da 7ª Companhia do 1º Batalhão de Reserva do 2º Regimento de Infantaria da Baviera, Hitler também foi nomeado representante do movimento. Entre suas funções, ele era responsável por ajudar o departamento de propaganda do Partido Socialdemocrata Independente da Alemanha.

De acordo com Delaforce, no dia 13 de abril de 1919, os soldados do conselho de Munique realizariam uma eleição para assegurar que a guarnição do partido estivesse leal à nova república comunista. Atuando como vice-presidente do batalhão, o futuro líder nazista era um dos maiores defensores da república comunista. No dia 3 de maio de 1919, a revolução foi massacrada e dissipada.

[ Galileu ] [ Fotos: Divulgação / Galileu ]

Jornal Ciência