5 farsas reveladas pela ciência que vão te deixar chateado

de Bruno Rizzato 0

1 – Vinho não faz bem ao coração

Há um mito popular repetido há anos, sobre os benefícios do vinho para a saúde do coração. A substância chamada resveratrol, contida na uva, ajudaria a prevenir doenças cardíacas, problemas de memória, coágulos no sangue e derrames.

Porém, um estudo italiano, que durou 16 anos, descobriu que o resveratrol não apresenta relação com os benefícios em seres humanos. Embora o vinho tinto, quando consumido em pequenas quantidades, possa trazer alguns benefícios para a saúde, ele não deve ser tratado como um elixir do coração. Deve ser complemento de uma dieta equilibrada e da prática de exercícios.

2 – Chocolate amargo não faz bem

Muitos estudos científicos tentaram defender o chocolate amargo, dizendo que ele melhora a memória e faz bem ao coração, graças à presença dos flavonoides. De fato, eles são bons, mas há pouca evidência sobre isso. A questão é que os flavonoides são praticamente destruídos no processo de fabricação do chocolate, dando lugar às gorduras e açúcares.

O mito dos benefícios do chocolate amargo surgiu após análise de um lote de cacau em pó altamente concentrado selecionado para uma pesquisa da empresa Mars Inc., que financiou o estudo. O objetivo era melhorar a publicidade do chocolate. Curiosamente, o chocolate “que faz bem ao coração” é bem mais caro que os tradicionais.

3 – O ato sexual não é um exercício tão bom quanto dizem

De fato, o sexo faz muito bem à saúde e deve ser feito com frequência, mas não se deve acreditar que uma noite de sexo é tão benéfica ao físico quanto uma ida à academia. Muitas revistas já fizeram matérias comparando os benefícios físicos do sexo com os de exercícios, inclusive, salientando o suor aparente após o ato, o que indicaria queima massiva de calorias. Mas, isso não significa, necessariamente, benefício à saúde, e sim que alguém está fora de forma.

Um estudo publicado na prestigiada revista científica New England Journal of Medicine afirma que, ao contrário do que dizem – que as pessoas queimam de 100 a 300 calorias no ato sexual -, a média da população queima apenas míseras 21 calorias.

4 – Passar muito tempo em frente à TV causa danos à saúde

Uma pesquisa da Universidade do Texas, nos EUA, mostrou que assistir TV, de forma compulsiva e frequente, pode aumentar casos de depressão e solidão. Para piorar a situação, com o agravamento dos sintomas, o hábito aumenta e a pessoa sente cada vez mais necessidade de ficar longas horas do seu dia em frente ao aparelho.

5 – Sonhar acordado causa infelicidade

De acordo com pesquisas científicas, “sonhar acordado” não é benéfico para fugir do tédio, pelo contrário, aumenta as chances de sofrer com o passado e de temer o futuro. Os pesquisadores descobriram que, quanto mais nossas mentes “viajam na maionese”, mais infelizes ficamos com o presente. O ideal é focar em ações a curto prazo, sem idealizar um futuro distante e viver, literalmente, o hoje!

Fonte: Cracked Foto: Reprodução / Wikipédia

Jornal Ciência