5 coisas que são tão mortais quanto o cigarro, segundo a ciência

de Merelyn Cerqueira 0

O tabagismo é um dos hábitos menos saudáveis do mundo. Embora esteja caindo em uma taxa surpreendente no mundo, especialmente nos EUA, ele está sendo substituído por outros hábitos insalubres e quase tão mortais quanto o cigarro. Abaixo você confere uma lista destes fatores, segundo informações da respeitada Business Insider:

1 – Solidão

O crescimento do uso das redes sociais e redução do contato pessoal levaram o ex-cirurgião-geral Vivek Murthy a rotular a solidão como uma epidemia mundial, o que pode ser fatal. A professora de psicologia Julianne Holt-Lunstad, da Universidade Brigham Young, descobriu em sua pesquisa que a solidão reduz o tempo de vida das pessoas, o equivalente a fumar 15 cigarros por dia.

2 – Passar muito tempo sentado

Segundo um estudo de 2014, passar o dia todo sentado aumenta o risco de uma série de diferentes tipos de câncer. Os pesquisadores incluíram em suas metanálises – o padrão-ouro da pesquisa – dados de quatro milhões de pessoas mostrando quantas vezes elas sentavam para assistir TV, trabalhar e ir para o trabalho. Sentar por duas horas elevou os riscos das pessoas de câncer de cólon, endométrio e pulmão, independentemente do fato de se exercitarem ou não durante o resto do dia.

3 – Insônia

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) a privação do sono é um problema de saúde pública, uma vez que afeta cerca de 50 a 70 milhões de pessoas no país. 

O professor Valery Gafarov, da Organização Mundial da Saúde (OMS), observou em 2015 que a insuficiência de sono aumenta o risco de derrame e ataque cardíaco em graus semelhantes ao consumo regular de cigarros. “O sono ruim deve ser considerado um fator de risco modificável para doenças cardiovasculares, além de tabagismo, falta de exercícios e dieta pouco saudável”, acrescentou.

4 – Bronzeamento artificial

O bronzeamento artificial pode até parecer uma versão mais controlada do banho de sol comum. No entanto, ambos são perigosos quanto fumar. Em 2014, os pesquisadores determinaram por meio de um estudo publicado no periódico JAMA que o bronzeamento artificial levou a mais casos de câncer de pele do que o câncer de pulmão.

5 – Dieta insalubre

Um grande corpo de evidências descobriu que alimentos açucarados e processados ​​ricos em gorduras saturadas podem aumentar os ricos de doenças potencialmente fatais a taxas semelhantes, se não maiores, do que fumar. 

Em 2016, por exemplo, pesquisadores estudaram os riscos de mortalidade causadas por dietas insalubres e concluíram que as taxas de mortalidade excederam as de álcool, drogas, sexo desprotegido e tabaco combinados.

Fonte(s): Science Alert / Business Insider Foto(s): Reprodução / Blogdouma / Nekuru  Flickr / Pixabay

Jornal Ciência