4 coisas estranhas que podem levar você a ter orgasmos espontâneos

de Merelyn Cerqueira 0

Os orgasmos espontâneos são como erupções vulcânicas: ocorrem em momentos pouco convenientes e, uma vez desencadeados, são difíceis de serem parados. 

Felizmente, esses “botões impertinentes” do corpo humano são muito bem assinalados e, portanto, normalmente é muito fácil evitar qualquer excitação indesejada. No entanto, curiosamente existem alguns estímulos estranhos que podem provocar a libido, como você verá na lista abaixo:

1 – Medicamentos antidepressivos

Como o próprio nome sugere, medicamentos antidepressivos são projetados para melhorar o humor. No entanto, alguns aparentemente, podem deixar alguém feliz demais. O efeito mais forte foi observado em uma droga chamada clomipramina, que causou orgasmos em pacientes todas as vezes que bocejavam.

Embora os pesquisadores não tenham sabido explicar o motivo da reação, eles sugeriram que a causa poderia estar relacionada com um hormônio adrenocorticotrópico que desempenha um papel na indução de bocejo e também está envolvido na ejaculação masculina.

Outro antidepressivo chamado venlafaxina pode, por vezes, produzir Transtorno de Excitação Genital Persistente (TEGP) em mulheres quando param de usá-lo. 

Em um estudo, uma mulher relatou ser incapaz de sentar em um carro normalmente após a interrupção da medicação. Aparentemente, as vibrações a fizeram experimentar cerca de uma dúzia de orgasmos, um após o outro. Situações como esta são consideradas muito raras. 

2 – Confusão nervosa

Embora o orgasmo normalmente dependa do toque físico, às vezes o cérebro pode provocá-lo de maneira espontânea. 

Esse foi o caso de uma mulher holandesa que, logo após sair do coma, começou a experimentar orgasmos espontâneos que se originavam em seu pé esquerdo.

Segundo pesquisadores, aparentemente o cérebro dela tinha, de alguma forma, perdido a habilidade de diferenciar seu o pé e a vagina, já que os nervos das duas partes do corpo entram na medula espinhal mais ou menos no mesmo ponto.

“A representação do pé no córtex sensorial é adjacente à representação genital”, explicou Barry Komisaruk, neurologista da Rutgers University e especialista em orgasmos não genitais.

Segundo ela, se um pé é amputado ou os nervos dele se tornam de alguma maneira alterados, então pode haver alguma bagunça na comunicação entre os órgãos genitais e neurônios que costumavam responder ao pé, levando a algumas sensações muito peculiares e em lugares inesperados.

3 – Orgasmos pela prática de atividades físicas

Experimentar excitação sexual durante a prática de exercícios físicos é uma ocorrência surpreendentemente comum.

Uma pesquisa, feita com 370 mulheres, mostrou que 45% delas experimentavam orgasmos durante exercícios para o abdômen, como abdominal, enquanto que uma minoria afirmou que a excitação era mais comum durante levantamento de peso e escaladas.

Segundo cientistas, aparentemente, o fenômeno pode estar associado aos movimentos que lançam pressão sobre o clitóris ou ao aumento do fluxo sanguíneo na vagina. 

4 – Famoso cogumelo havaiano

Talvez a causa mais estranha dessa lista: há um fungo no Havaí que é dito induzir orgasmos nas mulheres. 

Da espécie Dictyophora, ele foi descoberto em 2001 por dois cientistas, John C Holliday e Noah Soule. Ele foi descrito em um estudo publicado na revista International Journal of Medicinal Mushrooms como um “potente afrodisíaco feminino”.

Experimentos feitos pelos pesquisadores mostraram que quase a metade das mulheres entrevistadas haviam experimentado orgasmos espontâneos ao cheirar o fungo, enquanto que nos homens não foi observado o mesmo efeito.

Fonte: IFL Science / R7 Foto: Reprodução

Jornal Ciência