TOP 3 distúrbios psicológicos que você não irá acreditar que existem

de Merelyn Cerqueira 0

A mente humana é um verdadeiro mistério. Embora conheçamos muito dela, com ajuda da ciência, a verdade é que algumas coisas ainda permanecem inexplicáveis, como algumas síndromes curiosas que sequer podemos imaginar serem reais.

Dito isto, na lista abaixo, você conhecerá três distúrbios psicológicos perturbadores, inimagináveis e ainda considerados misteriosos para os cientistas.

1 – Prosopagnosia

Conhecida como “cegueira para faces”, ela é caracterizada pela dificuldade ou incapacidade de reconhecer rostos.

Mas, antes de você sair por aí assumindo ter esse tipo de síndrome, saiba que ela não é sobre um esquecimento simples ou confusão.

Tendo em mente o grau de severidade do problema, as vítimas sentem dificuldades em reconhecer o rosto de pessoas próximas, como familiares, e até a si mesmos.

De acordo com Ken Nakayama, professor de psicologia de Harvard, estudos recentes apontam que a prosopagnosia é uma condição hereditária e bem mais comum do que antes se pensava.

Um desses estudos, publicado pela American Journalof Medical Genetics, sugeriu que o problema atinge de alguma forma uma em cada 50 pessoas no mundo.

2 – Síndromes de Wernicke-Korsakoff

Compreendida por duas condições diferentes – a encefalopatia de Wernicke e a síndrome de Korsakoff– ambas são provocadas pela falta de vitamina B1 no corpo. São mais comuns em pessoas alcoólatras, cujo organismo é incapaz de absorver nutrientes de forma correta. 

A encefalopatia de Wernicke é caracterizada por danos cerebrais em duas regiões chamadas tálamo e hipotálamo.

Tem como sintomas a perda de atividade mental, confusão, tremores musculares e problemas de visão.

Já a síndrome de Korsakoff (psicose de Korsakoff) é provocada por lesões permanentes causadas pela encefalopatia de Wernicke.

Os sintomas evoluem para o surgimento de alucinações, inabilidade de formar novas memórias e severa perda das mais antigas.

Em casos mais graves, os diagnosticados tendem a perder a própria identidade e começam a criar novas para suprir o que foi apagado pela doença. Nestes casos, o quadro pode evoluir para casos de demência, coma e morte.

3 – Paramnésia reduplicativa

Conforme reportado pela página Io9, da Gizmodo, pessoas em paramnésia reduplicativa tendem a acreditar que determinado local, como sua própria casa, cidade ou hospital, por exemplo, foi duplicado para existir de forma simultânea em outro.

Trata-se de um problema raro e comumente associado a lesões simultâneas nos lobos frontais e hemisfério direito do cérebro, geralmente resultado de tumores, derrames, hemorragias, doenças neurodegenerativas, encefalopatias e outros transtornos psiquiátricos. 

Esta condição, na maioria dos casos, é passível de regredir conforme os diagnosticados superam a desorientação e voltam a se sentir familiarizados com os lugares.

Fonte: Io9 Fotos: Reprodução / Io9

Jornal Ciência