TOP 14 mutações genéticas causadas pela consanguinidade

de Gustavo Teixera 0

Na cultura ocidental, casar e procriar com um membro da família geralmente não é muito comum.

 

Mas, em algumas sociedades orientais isso é algo relativamente difundido. No entanto, a procriação entre membros da mesma família pode ter graves consequências e problemas entre as gerações. Confira 14 problemas genéticos causados pela consanguinidade:

 

14- Falta ou sobra departes do corpo

Crianças que nasceram de membros da mesma família às vezes nascem com partes do corpo faltando ou sobrando. Por incrível que pareça essa anormalidade ocorre apenas em famílias de mestiços. Neste caso da imagem, pode-se notar a falta das unhas de dedos.

 

13- Albinismo

albinismo-1

Todas as pessoas podem dar à luz a crianças com albinismo, mas quando são fruto de um relacionamento de membros da mesma família as chances podem aumentar. Essa condição faz com que a criança nasça com ausência de melanina em sua pele, cabelos e olhos.

 

12- Microcefalia

Muitas crianças que nasceram de um relacionamento de membros da mesma família nascem com microcefalia. Esta condição faz com que a cabeça da criança cresça menos do que é esperado, também ocorre uma má formação do cérebro.

 

11- Membros fusionados

fused-limbs

Muitas crianças fruto de relacionamento consanguíneos podem nascer com membros fusionados, ou seja, com a pele dos dedos das mãos ou dos pés ligadas entre si, por exemplo.

 

10- Sistema imunológico

Essas crianças também apresentam um sistema imunológico esgotado, o que significa dizer que os alelos do sistema imunológico delas não conseguem combater doenças de maneira eficaz.

 

9- Juba dos Habsburgos

The-Habsburg-Jaw

Os Habsburgos chegaram ao poder da região da Áustria durante os anos 1400 e governaram a região por mais de 300 anos. Como muitas famílias de reis da época, eles não queriam misturar a linhagem com camponeses.Portanto, se casavam e tinham filhos com parentes. Mas isso fez com que muitos atributos físicos se alterassem, como por exemplo, uma mandíbula protuberante muito visível.

 

8 – Criptorquidismo

Essa condição afeta os testículos dos homens. Trata-se de uma doença que faz os testículos não descerem para o saco escrotal. E isso faz com que os jovens possam ficar inférteis e com vários problemas reprodutivos.

 

7 – Palato fissurado

Cleft-Palate

O palato fissurado é quando a formação do céu da boca não acontece normalmente. Pessoas que nascem com essa condição estritamente genética apresentam dificuldade para respirar, comer e engolir.

 

6 – Crânio alongado

Algumas pessoas do Egito antigo praticavam o incesto, e o crânio alongado se tornou uma característica comum entre muitas famílias. Aqueles que nasciam com o crânio normal eram obrigados a enrolar sua cabeça em panos para que seus crânios ficassem deformados e parecidos com o resto da família.

 

5 – Assimetria

Asimetria

Nenhum rosto do mundo é perfeitamente simétrico. Mas, aqueles que nasceram de um relacionamento consanguíneo apresentam rostos fortemente assimétricos.

 

4 – Hemofilia

Essas crianças também apresentam problemas no sangue como por exemplo a hemofilia. Um caso famoso de hemofilia por relacionamento consanguíneo é o de Leopold, que era filho dos primos da rainha Victoria e do Rei Albert.

 

3 – Pé torto

Club-Foot

Trata-se de uma anormalidade nos pés que inclui a malformação ou a falta de ossos no membro. Quando crianças que possuem essa condição crescem, o problema fica mais evidente.

 

2 -Nanismo

Algumas tribos com casos de endogamia foram estudadas e foi revelada uma taxa maior de anões que nasceram através do relacionamento de membros da mesma família.

 

1 – Infertilidade

A infertilidade em pessoas frutos de relacionamentos consanguíneos acontece devido ao fato de afetar diretamente o sistema reprodutivo, tanto para os homens quanto para mulheres.

[ The Richest ] [ Fotos: Reprodução / The Richest ]

Jornal Ciência