Infelizmente, vivemos em mundo onde violência e guerras assolam muitos países, os tornando extremamente perigosos. A empresa de consultoria de riscos, Verisk Maplecroft, ranqueou os 13 países com mais crimes e violência. Para isso, ela atribuiu uma nota de 10 a 0 a cada nação, sendo 10 um indicativo de pouco risco, e 0 sinalizando alto risco.

A empresa levou em consideração nível de tráfico de drogas, sequestros, assassinatos, dentre outras mazelas da sociedade. Confira essa lista dos 13 países mais perigosos do mundo:

13º – Nigéria – 2,37

Apesar de ser o país com uma das maiores economias da África, a Nigéria alcançou esse lugar no ranking devido às ameaças de diversos grupos terroristas incluindo o Boko Haram, que deixa um rastro de terror e mortes por todo país.

paises-mais-perigosos-do-mundo_01-nigeria

12º – Colômbia – 2,31

A Colômbia é o principal exportador de cocaína do mundo, vendendo grandes quantidades da droga para todos os continentes do Planeta. As diversas facções criminosas envolvidas com o tráfico de cocaína aumentam o nível de violência no país.

paises-mais-perigosos-do-mundo_02-colombia

11º – Líbia – 2,30

Após a queda do controverso ditador Muammar Gaddafi em 2011, a Líbia se tornou politicamente frágil e ainda não teve uma coalizão forte no poder, o que deu espaço para o Estado Islâmico cometer atrocidades.

paises-mais-perigosos-do-mundo_03-libia

10º – Paquistão – 1,98

O Paquistão é um país com uma das maiores tensões políticas do mundo, o que o deixa vulnerável para um número significante de atentados terroristas.

paises-mais-perigosos-do-mundo_04-paquistao

9º – Somália –  1,75

A Somália é um país conhecido mundialmente pela extrema pobreza, desigualdade social e fome. Um fato recente é o aumento dos casos de pirataria, principalmente no Oceano Índico.

paises-mais-perigosos-do-mundo_05-somalia

8º –  El Salvador – 1,55

O país localizado na América Central tem um elevado índice de violência devido às gangues e ao tráfico de drogas.

paises-mais-perigosos-do-mundo_06-el-salvador

7º – Venezuela – 1,46

Assim como a Colômbia, a Venezuela também é um grande exportador de drogas para o exterior e teve o quadro de violência agravado após a crise política na qual o país vive atualmente.

paises-mais-perigosos-do-mundo_07-venezuela

6º – Honduras – 1,44

Com a altíssima taxa de homicídios que bate a casa dos 60 a cada 100 mil habitantes, o tráfico de drogas e o número alto de gangues faz com que Honduras seja um dos países mais perigosos para se viver.

paises-mais-perigosos-do-mundo_08-honduras

5º – Síria – 1,19

Em um caso semelhante ao da Líbia, a Síria também teve um ditador deposto, que no caso é Bashar Assad, a Síria também enfrenta uma crise política e humanitária causada pela falta de governabilidade, o que fez com que o Estado Islâmico dominasse o país.

paises-mais-perigosos-do-mundo_09-siria

4º – Iraque – 1,19

Empatado com a Síria, o país também teve um ditador derrubado, Sadam Hussein. Além de estar em guerra até hoje com os Estados Unidos, o Estado Islâmico também se apoderou do país, semeando morte e destruição por todo território iraquiano.

paises-mais-perigosos-do-mundo_10-iraque

3º – México –  1,17

O México é um dos maiores exportadores de drogas, assim como a Colômbia. Além disso, corrupção excessiva, cortes no orçamento de segurança e a guerra contra os poderosos cartéis de drogas existentes no país, faz o país estar no pódio dos países mais perigosos do mundo.

paises-mais-perigosos-do-mundo_11-mexico

2º – Guatemala – 0,72

Localizado na América Central o tráfico de drogas faz com que o país tivesse uma média de 91 assassinatos por semana em 2015, uma das maiores taxas registradas no mundo.

paises-mais-perigosos-do-mundo_12-guatemala

1º – Afeganistão – 0,71

O Afeganistão é sem dúvida o país mais perigoso do mundo. Por ser rico em papoula, o país é um grande exportador de drogas como heroína e ópio, o que traz um elevado nível de violência. Como se não bastasse, o Afeganistão é a pátria do Taliban, um dos grupos terroristas mais violentos do mundo.

paises-mais-perigosos-do-mundo_13-afeganistao

[ Business Insider ] [ Fotos: Reprodução / Business Insider ]

Jornal Ciência