TOP 12 usos para a vaselina que você provavelmente não conhece

de Merelyn Cerqueira 0

Também conhecida como gelatina de petróleo, a vaselina nada mais é do que uma parafina líquida, oleaginosa, inodora (quando não aquecida), incolor e insolúvel em água e óleo.

Embora seja muito utilizada em tratamentos de feridas, ela possui vários outros benefícios e aplicações, que, e de acordo com uma lista publicada originalmente pela Genial.guru, você confere logo abaixo.

1 – Hidratante

A vaselina pode ser aplicada nos lábios e mãos para evitar o ressecamento e hidratá-los. E efeito é prolongado! O produto também é útil no pós-barba, uma vez que impede a pele de ficar irritada.

2 – Evitar calos

usos-para-a-vaselina_9

Alguns sapatos, em razão do atrito, acabam causando calos nos pés. Logo, ao aplicar um pouco de vaselina, a pessoa poderá caminhar sem dor ou maiores preocupações já que o produto lubrificará a pele e evitará a fricção. O mesmo vale para a fraldas, que frequentemente causam marcas de atrito no corpo do bebê.

3 – Fixação do perfume

usos-para-a-vaselina_8

Antes de aplicar o perfume, experimente passar vaselina na região pretendida. O odor durará muito mais tempo do que o normal.

4 – Esfoliante

Neste caso, você poderá criar seu próprio creme esfoliante. Basta adicionar ao pote de vaselina, uma porção de sal grosso ou açúcar mascavo. A mistura pode ser usada em todo o corpo, incluindo pés e rosto, para a remoção de células mortas.

5 – Na hora de pintar o cabelo

usos-para-a-vaselina_5

Se você costuma pintar os cabelos em casa, certamente deve sofrer com manchas no rosto, pescoço e orelhas. Sendo assim, para evitá-las, aplique uma camada de vaselina nessas áreas antes de começar o processo. No final, retire a vaselina com papel ou lave com água e sabão.

6 – Sobrancelhas e cílios

Para colocar os pelos das sobrancelhas no lugar, experimente penteá-las com um pouco de vaselina. Ainda, antes de dormir, aplique uma pequena quantidade nos cílios, tomando cuidado para não atingir os olhos. Em pouco tempo você terá pelos mais radiantes.

7 – Maquiagem

usos-para-a-vaselina_7

A vaselina funciona bem para quem deseja fazer a sombra durar a noite toda. Para isso, antes de aplicar maquiagem, esfregue um pouco do produto sobre a pálpebra. Ainda, você pode misturar o batom à vaselina para conseguir um efeito mais vibrante e cremoso.

8 – Demaquilante

usos-para-a-vaselina_4

Se seu removedor de maquiagem preferido estiver em falta, saiba que a vaselina funciona muito bem como demaquilante, e ainda hidrata o rosto no processo.

9 – Borrões de esmalte

usos-para-a-vaselina_3

Para muitos, essa é uma tarefa que apenas um profissional pode fazer com eficácia. Sendo assim, experimente passar vaselina ao redor das unhas antes de pintá-las: você verá que será muito mais fácil remover os excessos.

10 – Brilho do cabelo

Experimente aplicar uma pequena quantidade de vaselina nos cabelos, sem excesso para não os deixar com aparência gordurosa, e você notará um brilho maior. Ainda, em caso de pontas ressecadas, use-a como reparadora.

11 – Contra a caspa

usos-para-a-vaselina_6

Antes de lavar com o shampoo usual, aplique um pouco de vaselina no couro cabeludo. Isso irá ajudar a combater a aparência das caspas e a coceira.

12 – Piercings e tatuagens

usos-para-a-vaselina_2

Se você recentemente fez uma tatuagem ou piercing, não receie em aplicar vaselina sobre eles. Uma vez que todo o processo é semelhante a uma ferida na pele, o produto ajudará na cicatrização. Ainda, no caso das tatuagens, as cores durarão por muito mais tempo.

[ Genial ] [ Fotos: Reprodução / El comercio / Dizae / Noreci fetem / Mulher / Genial ]

Jornal Ciência