TOP 12 sucos que podem aumentar o volume dos cabelos e mantê-los saudáveis

de Bruno Rizzato 0

Consumir vegetais crus e certos frutos em forma de suco é a melhor maneira de garantir um cabelo brilhante e saudável, segundo os especialistas. Alho, cebola, espinafre, coentro e aloe vera (a famosa babosa) contêm nutrientes que ajudam no crescimento, protegem folículos e combate a perda de cabelo.

Conheça agora 12 sucos que, segundo as nutricionistas Cassandra Celeiros e Shona Wilkinson, quando incorporados à dieta, podem manter os cabelos saudáveis, brilhantes e fortes.

1 – Kiwi

O kiwi é uma fantástica fonte de vitamina C. Embora não haja nenhum estudo que relacione diretamente a vitamina C com o crescimento do cabelo, uma das suas principais funções no corpo é agir como um antioxidante. Essa atividade antioxidante pode ajudar a proteger os folículos pilosos e incentivar o crescimento do cabelo.

A vitamina C também é essencial para o sistema imunológico e, quando o sistema imunitário está adequadamente equilibrado, é menos provável que reaja contra os folículos de cabelo. Tal como muitos outros frutos coloridos, o kiwi também possui uma grande variedade de flavonoides e carotenoides, que podem atuar como antioxidantes. O cobre presente no kiwi também pode contribuir para a pigmentação capilar.

2 – Goiaba

Goiabas são uma das melhores fontes de vitamina C, contendo mais do que o dobro da quantidade encontrada no kiwi. Como já vimos, a vitamina C pode não ter um papel direto conhecido no crescimento do cabelo, mas age como um antioxidante e apoia o sistema imunitário, protegendo os folículos pilosos. Goiabas são particularmente ricas em antioxidantes carotenoides licopeno, luteína e criptoxantina, que também podem ter um efeito protetor.

3 – Alho

O alho tem um forte efeito antibacteriano e antifúngico. Como a perda de cabelo pode resultar de uma infecção dos folículos da pele ou cabelo, a aplicação de suco de alho no couro cabeludo pode ser muito eficaz para controlar alguma infecção e restabelecer o equilíbrio.

O alho também é uma boa fonte de selênio, importante para manter o cabelo saudável. Seria preciso comer grande quantidade de alho para obter uma quantidade significativa, mas os valores em um suco podem ser mais concentrados.

4 – Pepino

Além dos nutrientes antioxidantes, o pepino contém manganês, betacaroteno e um grande número de flavonoides, que podem ajudar a proteger os folículos pilosos. Pepinos também são referidos como sendo uma boa fonte de sílica, um mineral que é encontrado nos tecidos conjuntivos e pode ajudar a suportar o crescimento do cabelo.

5 – Coentro

Assim como o espinafre, o coentro é uma fonte de ferro que pode ajudar a prevenir a deficiência da substância, que normalmente leva à perda de cabelo em mulheres.

É também uma fonte de cobre, necessário para a pigmentação capilar; manganês, que tem uma atividade antioxidante; e contém uma grande variedade de flavonoides e carotenoides. Acredita-se que o coentro possa aliviar o estresse – outra causa comum de perda de cabelo. 

6 – Aloe vera

Aloe vera é conhecido pelos benefícios à pele, sua ação de cura e calmante. Muitas pessoas também acreditam que beber suco de aloe vera possa melhorar o crescimento e a condição do cabelo. No entanto, esse funcionamento ainda não é claro. Pode ser simplesmente devido às vitaminas e os minerais contidos em seu sumo – vitaminas C, E e beta-caroteno (precursor da vitamina A), bem como as vitaminas B1, B2, B3 e B6, ​​zinco e minerais como cobre e ferro.

Também poderia funcionar através do apoio ao sistema imunológico. Em alguns casos, a perda de cabelo pode ser devido a uma reação imunitária contra os folículos capilares, o que indica que o sistema imunológico esteja fora de equilíbrio. Suco de aloe vera contém uma substância chamada “acemannan” que pode ajudar a equilibrar e apoiar o sistema imunológico.

7 – Cenoura

As cenouras são uma das melhores fontes de biotina, uma vitamina essencial para o crescimento natural do cabelo. 100g de cenoura contêm cerca de 20 por cento da nossa ingestão recomendada de biotina.

As cenouras também são ricas em antioxidantes carotenoides, que proporcionam enormes quantidades de betacaroteno, podendo ser convertido em vitamina A no corpo, um nutriente essencial para o equilíbrio do sistema imunológico.

8 – Morango

Morangos são ricos em vitamina C. Na verdade, eles podem conter mais do que qualquer outra fruta. Eles contêm uma grande variedade de flavonoides antioxidantes e, especificamente, antocianinas, que lhes dá sua cor brilhante e pode transmitir essa propriedade aos cabelos.

9 – Cebola

Cebolas são ricas em biotina, a vitamina essencial para o crescimento do cabelo. Assim como o kiwi, cebolas também contêm cobre para apoiar a pigmentação do cabelo e são uma fantástica fonte de flavonoides – especialmente quercetina – que tem efeitos antioxidantes.

Substâncias presentes na cebola, incluindo a quercetina, também possuem atividade antibacteriana, podendo ajudar a controlar ou eliminar infecções dos folículos do cabelo ou da pele, quando o sumo de uma cebola fresca é aplicado ao couro cabeludo.

10 – Espinafre

Espinafre é uma ótima fonte de ferro, prevenindo a queda de cabelo em mulheres de uma condição chamada Eflúvio Telógeno Crônico, pela falta do nutriente. O espinafre é também uma boa fonte de vitamina K, vitamina C, ácido fólico, manganês, magnésio, cobre e betacaroteno (precursor da vitamina A), e é rico em flavonoides e carotenoides que atuam como antioxidantes.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Flickr ]

Jornal Ciência