TOP 12 incríveis curiosidades que você não sabia sobre o biscoito Oreo

de Merelyn Cerqueira 0

Não é segredo que o Oreo é um dos mais apreciados “doces” no mundo: ele é uma verdadeira obsessão norte-americana e também já caiu no gosto da população brasileira.

Com mais de 100 anos de existência, foi incorporado a diversas receitas, além de ser consumido com o tradicional copo de leite. Você ficará surpreso ao descobrir algumas curiosidades que nós listamos sobre o icônico produto.

1 – Desde sua introdução em 1912, foi o biscoito/bolacha mais vendido nos EUA

O que começou como uma ideia simples de um sanduíche com creme entre duas partes de chocolate dominou e continua a dominar o mundo das bolachas/biscoitos.

Mais de 450 bilhões de Oreos foram vendidos desde que foram introduzidos no mercado pela primeira vez em 1912, segundo dados publicados pelo site Delish. 

2 – A origem do nome “Oreo” ainda é um mistério

Você poderia pensar que um produto de tanto prestígio receberia um nome relacionado à excelência, mas a verdade é que ninguém sabe o motivo de ele se chamar “Oreo”.

Existem rumores de que o nome está ligado a palavra “ouro” em francês (“or”), porque as primeiras embalagens costumavam ser douradas. Outro rumor sugere que o nome é uma combinação de “re” – de “creme” – entre os dois “o’s” encontrados na palavra “chocolate”. 

3 – Eles costumavam ser feitos com banha de porco

Assim como muitos outros alimentos, o recheio do Oreo já foi feito com banha de porco. Felizmente (ou infelizmente, para os fãs de banha) a Nabisco, nos anos 90, mudou para óleo vegetal.

4 – O biscoito é muito exato

A perfeição do Oreo é resultado de uma ciência exata. A relação entre creme e biscoito é a mesma desde a sua origem: 71% biscoito e 29% creme.

5 – Homens e mulheres comem de jeitos diferentes

Descobriu-se que 84% dos homens comem Oreo de uma vez, enquanto que 41% das mulheres preferem morder, comendo-o por partes.

 6 – Ele nem sempre foi chamado de Oreo

A empresa passou por múltiplas crises de identidade no passado. Em 1912 era chamado de “Oreo Biscuit”; em 1921 “Oreo Sandwich”; em 1937, “Oreo Crème Sandwich”. Foi só em 1974 que ele viria a receber seu nome atual: Oreo Chocolate Sandwich Cookie.

biscoito-oreo

7 – O office boy da Nabisco criou a característica impressão encontrada na bolacha

A Nabisco vai negar, mas existe um boato que um office boy, William Turnier, criou o projeto gráfico gravado na bolacha. O filho de Willian, Bill Turnier, possui o original do Oreo projetado em sua parede e assinado pelo pai com a data de 17/07/52, dois anos antes de o projeto surgir no Oreo.

O design contém exatamente 12 flores, 12 pontos e 12 traços. As pessoas têm tentado fazer referências históricas dizendo que o desenho tem relação com os símbolos dos Cavaleiros Templários, no entanto, tudo indica que Willian Turnier ficou entediado e começou a rabiscar o que viria ser o design da bolacha.

8 – O primeiro Oreo foi vendido em 06 de março de 1912, em Hoboke, New Jersey

E o feito desse consumidor, que comprou o primeiro Oreo do mundo, pode ser tão interessante quanto a primeira pessoa que colocou os pés na Lua, certo? Talvez um pouco de exagero nesse tópico aqui.

9 –  O sabor original não chegou sozinho nos mercados

Haviam biscoitos com sabor de merengue de limão, porém não se tornaram populares e sua produção foi descontinuada.

10 – Os Oreos eram vendidos por quilo

Eles costumavam custar 30 centavos de dólar por libra, o que dava cerca de 40 biscoitos. Obviamente muito mais barato do que os pacotes fechados encontrados atualmente nos mercados.

11 – Existem muitos Oreos no nosso planeta

E se você alinhasse todos eles, ponta a ponta ao longo da linha do Equador, seriam capazes de circundar a Terra por 381 vezes. Empilhados, seriam capazes de chegar até a Lua e voltar, mais de cinco vezes.

12 – Anúncios comemorativos criativos

Em sua página oficial no Facebook a marca já expôs diversos anúncios criativos remetendo a datas especiais ou conquistas.

Em um deles celebraram a aterrissagem da rover Curiosity em Marte, com um biscoito de recheio vermelho que continha uma impressão deixada pelo robô.

Outro anúncio marcante foi o “pride”, que fez uma homenagem à comunidade LGBT com um biscoito que trazia sete cores diferentes em seu recheio. No entanto, ele gerou muita polêmica na internet e ameaças de boicote à marca.

[ Fonte: ABC / Gawker / Delish ]

[ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência