TOP 12 efeitos que a pílula anticoncepcional pode provocar no seu corpo

de Gustavo Teixera 0

A pílula anticoncepcional é o método contraceptivo mais comum entre as mulheres devido a sua praticidade e eficácia. Mas ela pode provocar algumas reações no corpo humano. Confira agora alguns efeitos colaterais da pílula anticoncepcional:

1 – Aumento de peso

Quando se toma anticoncepcional ocorre um aumento de hormônios no organismo de uma mulher, e isso aumenta a fome e o apetite. Além disso, existem pílulas que fazem o organismo reter líquido, fazendo com que a mulher fique com a sensação de inchaço.

2 – Alteração de humor

O uso prolongado do anticoncepcional pode fazer com que o hormônio do humor, conhecido cientificamente como serotonina, diminua de concentração, causando o mal humor.

3 – Aumento do risco de trombose

A pílula anticoncepcional pode aumentar o risco de trombose se a mulher possuir predisposição para doenças cardiovasculares.

4 – Náuseas e dor de cabeça

Quando a mulher inicia o uso de um determinado anticoncepcional, pode sentir náusea e dor de cabeça. Nesses casos é aconselhado que procure um ginecologista para trocar de pílula.

5 – Espinhas

Algumas mulheres podem desenvolver muitas espinhas com o uso de pílulas anticoncepcionais.

6 – Diminuição de libido

Muitas mulheres que tomam a pílula anticoncepcional apresentam diminuição na libido, isso acontece devido ao fato do medicamento diminuir o nível de testosterona no organismo.

7 – Diminuição do fluxo menstrual

Isso acontece frequentemente com as mulheres, pois as pílulas deixando o revestimento do útero mais frágil e fino, fazendo com que o fluxo menstrual diminua.

8 – Alívio das cólicas menstruais

Apesar de parecer estranho, isso acontece. Os hormônios da pílula fazem com que a prostaglandina diminua. Esse hormônio é liberado para aumentar a contração do útero durante a menstruação. Portanto, se os níveis desse hormônio diminuírem, as cólicas também diminuem.

9 – Demora para engravidar

O uso prolongado da pílula pode provocar dificuldade para engravidar mesmo após sua interrupção, pois os hormônios existentes na pílula podem ficar entre os depósitos de gordura e o organismo, fazendo com que a ovulação demore para acontecer.

10 – Aparecimento de varizes

O uso da pílula provoca o surgimento de varizes pois provoca muitos efeitos no sistema cardiovascular.

11 – Possibilidade de candidíase

A pílula pode aumentar os níveis de estrogênio no organismo. Esse hormônio aumenta os níveis de açúcar no sangue, o que afeta o sistema imunológico devido ao fato do açúcar impedir a absorção da vitamina C.

12 – Prevenção do câncer

Alguns estudos provaram que o uso da pílula pode prevenir o câncer de ovário e de endométrio.

Fonte: Site de Beleza e Moda Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência