TOP 10 regras rigorosas de escolas japonesas que hoje poderiam não funcionar no Brasil

de Merelyn Cerqueira 0

Enquanto crianças, a responsabilidade é um dos conceitos mais importantes a serem aprendidos na escola. No entanto, ela é ensinada com métodos distintos em diferentes ambientes de aprendizado pelo mundo, com alguns sendo mais rigorosos do que outros.

 

Esse é o caso do Japão, por exemplo, que possui uma das culturas escolares mais exigentes do mundo e que de imediato nunca funcionaria no Brasil. Na lista abaixo, publicada originalmente pela Lifebuzz, você pode conferir algumas dessas normas.

 

1 – A pontualidade é extremamente importante

regras-escolas-japao

Sendo importante em qualquer escola do mundo, no Japão ela é ainda mais. Lá, os professores esperam que os alunos estejam na escola às 8h30 da manhã. No entanto, se chegam atrasados mais de cinco vezes, são punidos com tarefas de limpeza que serão realizadas durante uma semana, bem cedo e antes de começar as aulas.

 

2 – São os alunos que limpam a escola

regras-escolas-japao_2

Não existem zeladores nas escolas japonesas. São os alunos que assumem as tarefas de manutenção de limpeza das salas de aula, banheiros e corredores. As tarefas incluem varrer, esfregar e até mesmo limpar o quadro-negro.

 

3 – O lanche é comido dentro das salas de aula

regras-escolas-japao_3

Ao invés de irem a refeitórios ou lanchonetes, os alunos são obrigados a preparar o próprio almoço dentro da sala de aula. Ainda, o desperdício de alimentos não é permitido, portanto, eles são obrigados a comer tudo o que trazem.

 

4 – As aulas de natação são levadas muito a sério

regras-escolas-japao

A natação é parte do currículo e a maioria das escolas tem uma piscina própria onde as crianças devem aprender a nadar. Se reprovarem, são obrigadas a frequentar aulas durante as férias de verão.

 

5 – Os alunos não têm permissão para modificar sua aparência física

regras-escolas-japao_4

Embora essa regra não se aplique a todas as escolas do Japão, a maioria delas o faz. Isso significa que os alunos não estão autorizados a usar maquiagem, lentes de contato, tintura de cabelo, esmalte ou até mesmo fazer as sobrancelhas.

 

6 – O “fim de semana” só dura 1 dia

regras-escolas-japao_10

Em 1992, o governo do Japão modificou os finais de semana para dois dias. No entanto, algumas escolas secundárias desconsideram a regra e oferecem aulas aos sábados.

 

7 – Namoros são proibidos

regras-escolas-japao_5

Namorar é proibido em todas as escolas secundárias do país. A regra foi feita com o objetivo de garantir que os alunos não se distraiam da meta principal da escola: estudar.

 

8 – As férias de verão são curtas

regras-escolas-japao_2

As férias de verão duram cerca de 5 a 6 semanas, entre julho e agosto. No entanto, embora estejam fora da escola, ainda precisam estudar, fazer lições ou participar de clubes escolares.

 

9 – Os mais velhos são sempre saudados com sinal de respeito

regras-escolas-japao_3

Os alunos aprendem desde cedo a respeitar os mais velhos. Logo, antes de entrarem e ao final da aula, são ensinados a se curvar aos professores em sinal de respeito.

 

10 – Cortes de cabelos específicos

regras-escolas-japao_6

Em algumas escolas, as meninas não podem usar penteados, cores nos cabelos, presilhas ou qualquer outro tipo de acessório. Os meninos, por outro lado, não podem cultivar cabelos longos ou pelo facial. Espera-se que todos se apresentem à escola de aparência limpa e bem cuidada.

[ LifeBuzz ] [ Fotos: Reprodução / LifeBuzz ]

Jornal Ciência