TOP 10 perguntas mais frequentes sobre a AIDS

de Gustavo Teixera 0

Dia 1º de dezembro foi o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, com intuito de aumentar o conhecimento sobre a doença e ajudar os portadores do vírus. Pensando nisso, separamos 10 perguntas sobre a condição com suas respectivas respostas.

1 – O que é a SIDA?

SIDA (ou AIDS, em inglês) significa Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida, e é causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), retrovírus que ataca e debilita o sistema imunológico. Como consequência, o corpo humano fica muito vulnerável a infecções e doenças.

2 – Como a transmissão ocorre?

O VIH (ou HIV em inglês) não se transmite pelo ar ou saliva, mas sim em relações sexuais sem o uso de preservativo, e também por uso compartilhado de seringas infectadas. A SIDA também pode ser transmitida pela mãe ao bebê durante a gravidez.

3 – Quantas pessoas no mundo estão infectadas?

Segundo os dados divulgados pela OMS e ONUSIDA, no final de 2015 havia 36,7 milhões de pessoas infectadas por VIH.

4 – Pode causar a morte?

A SIDA é a principal causa de morte por doenças infecciosas, tendo feito 40 milhões de vítimas ao longo da História. Todo ano cerca de 2 milhões de pessoas morrem da doença. Mas segundo a OMS, a ocorrência em crianças caiu 50% desde 2010.

5 – Existe tratamento?

Sim, existe um tratamento à base de antirretrovirais que evita que o vírus se multiplique no organismo. Quando o tratamento faz efeito, o sistema imunológico não se debilita tanto, protegendo o corpo de infecções e doenças, prolongando a vida dos pacientes. Em junho de 2016, 18,2 milhões de pessoas tiveram acesso ao tratamento, um número maior comparado com os 15,8 milhões registrados em junho de 2015.

6 – Todas as pessoas infectadas têm acesso ao tratamento?

O tratamento de SIDA tem uma cobertura mundial muito baixa apesar dos crescentes número de pessoas que o iniciam, e mesmo com as políticas de financiamento, apenas 46% de todos os adultos com VIH tiveram acesso a ele.

7 – Crianças podem ter SIDA?

Sim, a maiorias das crianças portadoras, estão localizadas na África subsaariana, e elas contraíram a doença através de suas mães. O contágio por SIDA ocorre durante a gravidez, parto ou amamentação.

8 – É possível evitar o contágio entre mães e filhos?

Sim, o tratamento de antirretrovirais durante a gravidez evita quase que por completo o contágio do vírus. No ano de 2015, 77% das grávidas infectadas pelo vírus tiveram acesso a medicamentos para evitar a transmissão a seus bebês.

9 – Quais doenças uma pessoa afetada pode contrair?

Os pacientes são mais suscetíveis a todas as infecções e doenças, a mais perigosa, porém, é a Tuberculose.

De todas pessoas que morrem com o vírus, um quarto delas morre devido à tuberculose. A doença mata quase 360.000 pessoas infectadas por VIH.

10 – Como preveni-la?

Já que SIDA se transmite principalmente pelas relações sexuais, o uso de preservativo é o mais recomendado. Outra recomendação é não compartilhar agulhas ou seringas e se assegurar de que, ao usar esses materiais, eles estejam sempre esterilizados.

[ Muy Interesante ] [ Foto: Reprodução / Ru Orange

Jornal Ciência