TOP 10 misteriosas descobertas arqueológicas dos EUA

de Gustavo Teixera 0

A maioria das pessoas considera o ano de início da história dos EUA como sendo 1.776, ano que o país se tornou independente, mas na verdade, a história norte-americana tem milhares de anos. Perguntas como “Quem morava lá?” ou “O que deixaram?” podem ser respondidas por essa lista de misteriosas descobertas arqueológicas que vão te deixar intrigado.

10 – Pedra Misteriosa do Lago Winnipesaukee

Descoberta em 1.872 perto do Lago Winnipesaukee em New Hampshire, a pedra misteriosa é escura, lisa, tem forma oval e mede cerca de 10 centímetros de altura e 6,4 centímetros de largura. Em sua superfície, estão esculpidos símbolos e imagens, incluindo um rosto, espigas de milho, uma cabana indígena, dentre outras imagens desconhecidas.

descobertas-arqueologicas-misteriosas

Uma teoria sugere que a pedra pode ter sido feita por nativos americanos para comemorar um tratado de paz entre duas tribos. Outras teorias afirmam que a pedra poderia ser de origem celta. O mistério ficou ainda mais intrigante quando os investigadores descobriram dois furos na pedra, um na parte superior e um na parte inferior. Esses furos têm um nível de precisão que parece ser inconsistente com as ferramentas da época. Uns acreditam que eles foram feitos depois que a pedra foi encontrada, outros acreditam que a pedra foi esculpida por extraterrestres.

9 – Pinturas rupestres em cavernas indígenas

No condado de Harrison, na Virgínia, uma caverna pequena foi explorada no século 19. Dentro desta caverna existe uma série de incríveis pinturas rupestres pré-históricas. Essas pinturas rupestres retratam uma série de animais, incluindo cobras e peixes. A caverna é especial devido seu estado incrivelmente preservado e foi descrita por arqueólogos como “praticamente inalterada”.

descobertas-arqueologicas-misteriosas_2

Suas pinturas rupestres são especiais pelo uso curioso da cor vermelha, que pode ser visto nas figuras. Os arqueólogos determinaram essas pinturas rupestres como sendo os primeiros trabalhos de nativos americanos, mas não puderam identificar exatamente de qual cultura. A cerâmica encontrada dentro da caverna sugere que foi ocupada alguma época entre os anos de 500 e 1.675 d.C. Como em outras pinturas rupestres, a motivação para sua criação não é exatamente clara.

8 – “Stonehenge americana

descobertas-arqueologicas-misteriosas_3

No interior de Salem, em New Hampshire, encontram-se as ruínas do que alguns acreditam ser um antigo assentamento. Conhecido hoje como a “Stonehenge da América”, fazendo alusão às estruturas de pedra encontradas no Reino Unido, o local é composto de numerosas câmaras de pedra artificial, paredes e outras estruturas de rocha. O misterioso local provocou uma série de debates acalorados entre historiadores e arqueólogos sobre as origens e o uso do local. A teoria mais proeminente é que ele foi construído por nativos americanos cerca de 2.500 anos atrás e usado por séculos como um lugar para cerimônias religiosas. Outra teoria popular sugere que as estruturas foram criadas e usadas por monges irlandeses em torno do ano 1.000 d.C.

7 – Poverty Point

Em Louisiana, há um extenso complexo de terraplenagens conhecido como Poverty Point. O complexo contém uma série de montes e cumes e foi construído por nativos americanos em algum momento entre 1.700 e 1.100 a.C. O que torna Poverty Point interessante é que é o único exemplo conhecido de grande construção feita por uma sociedade de caçadores-coletores, modo de subsistência na época.

descobertas-arqueologicas-misteriosas_4

Ninguém sabe exatamente qual era o propósito da edificação. Alguns arqueólogos sugerem que o local foi usado para eventos cerimoniais periódicos, enquanto outros afirmam que era um assentamento permanente. Da mesma forma, não sabemos qual cultura o construiu, pois, poucos artefatos foram encontrados para se vincular a qualquer pessoa ou grupo específico.

6 – A Câmara de Upton

Ao longo da Nova Inglaterra rural, existiram centenas de misteriosas câmaras de pedra. Existem várias teorias sobre quem construiu essas estruturas, desde nativos americanos aos primeiros colonos a monges irlandeses. Uma das mais impressionantes dessas câmaras artificiais pode ser encontrada em Upton, Massachusetts. Ela foi construída em uma colina e tem uma passagem como a de uma abóbada, construção em forma de arco com a qual se cobrem espaços compreendidos entre muros, pilares ou colunas.

descobertas-arqueologicas-misteriosas_5

A câmara indica um conhecimento fundamental do trabalho de pedra pelos seus construtores e ela também é alinhada astronomicamente. No solstício de verão, a entrada da câmara se alinha perfeitamente com o Sol, permitindo que a cúpula interior seja totalmente iluminada. Isso levou alguns especialistas a acreditarem que a câmara não foi construída por qualquer colonizador, mas poderia ser o trabalho de um povo antigo. Segundo alguns pesquisadores, a câmara poderia ser obra de monges irlandeses. Esses pesquisadores afirmam que a estrutura de colmeia da câmara, bem como a pedra, contém semelhanças impressionantes com estruturas encontradas na Irlanda no século VIII.

5 – Morro da Grande Serpente

descobertas-arqueologicas-misteriosas_6

O Morro da Grande Serpente é uma antiga terraplanagem descoberta em Ohio. É um montículo de uma imagem em forma de uma cobra gigante. Os arqueólogos não conseguiram descobrir qual cultura a construiu, em que época ou qual era o seu uso. A revista internacional de registro de artigos de pesquisa de arqueológica, geofísica, oceanográfica, Radiocarbon, sugeriu que o monte pode ter sido construído em torno do ano 1.000 d.C., enquanto outros estudos têm sugerido que poderia ser cerca de 2.000 anos de idade. Há uma série de teorias sobre o uso da imagem da serpente. Alguns estudiosos acreditam que ela foi usada em cerimônias religiosas e possivelmente oferendas. Outros acreditam que é algum tipo de calendário, devido aos seus alinhamentos astrológicos.

4 – Pinturas rupestres do lago Winnemucca

Perto do lago Winnemucca em Nevada, os arqueólogos acreditam que descobriram as pinturas rupestres mais antigas dos Estados Unidos. Elas estão localizadas em uma série de grandes pedras e variam em seu projeto. Algumas pedras têm desenhos circulares, enquanto outras têm formas de diamante. Essas pinturas rupestres são especiais por diversas razões: primeiramente, são muito mais numerosas do que outras pinturas rupestres encontradas no país.

descobertas-arqueologicas-misteriosas_7

Em segundo lugar, as marcações têm pelo menos 10.000 anos de idade. Muitas questões quanto à origem e significado dos desenhos não foram respondidas ainda. Elas são, sem dúvida, o trabalho dos primeiros nativos americanos, mas ninguém tem certeza de quem eram exatamente essas pessoas, bem como de qual era a razão para tal criação artística e o que as pinturas significam.

3 – A Cidade de Cahokia

Cahokia foi a maior cidade dos Estados Unidos da Era Pré-colombiana, com uma população de cerca de 15.000 pessoas. Localizada no vale fértil do Mississippi perto de onde é St. Louis hoje, durou de aproximadamente nos anos de 700 a 1.300, d.C.

descobertas-arqueologicas-misteriosas_8

Cahokia era uma sociedade urbana complexa com uma cultura original e uma classe dirigente. Eles cultivavam, guerreavam e, aparentemente, praticavam sacrifícios humanos. Eles desapareceram sem deixar rastros. Historiadores têm debatido o que aconteceu, mas não chegaram a um consenso. Sugeriam que desmatamento, mudança climática, doenças e o medo da invasão podem ter sido as causas desse misterioso desaparecimento.

2 – A moeda de Maine

Ao escavar um estabelecimento nativo americano em Maine, no extremo nordeste dos Estados Unidos em 1.957, os arqueólogos encontraram algo surpreendente: no meio da sujeira, havia uma pequena moeda de origem desconhecida. A moeda foi identificada erroneamente como britânica do século XII, mas depois de mais anos de inspeção, pesquisadores ingleses declararam que a moeda era nórdica.

descobertas-arqueologicas-misteriosas_9

Especialistas da Universidade de Oslo, na Noruega, afirmaram que a moeda era provavelmente datada entre 1.065 e 1.080. A moeda é o único artefato pré-colombiano nórdico encontrado nos EUA. A questão é: como uma moeda nórdica de quase mil anos de idade foi parar na costa de Maine? Alguns estão convencidos de que a moeda seja prova de contato entre os primeiros assentamentos do Novo Mundo e povos do exterior. Se este for o caso, isso mudaria todo o período de tempo do primeiro contato entre o Novo Mundo e o Velho Mundo.

1 – A Pedra de Dighton

descobertas-arqueologicas-misteriosas_10

É uma pedra de 40 toneladas que foi descoberta no rio Taunton de Berkley, Massachusetts, em 1.690. Ela é notável por suas marcas misteriosas. As marcas são aparentemente inconsistentes com qualquer estilo de escrita particular, e as origens misteriosas da rocha têm confundido muitos pesquisadores. Ao longo dos anos, um grande número de teorias sobre os criadores da inscrição surgiu. Uma das mais populares é que as marcas são de origem norueguesa. Ela sugere que a rocha seja um retrato de uma viagem de Viking à área datada do ano de 1.000 d.C. Outra teoria popular sugere que as marcações sejam trabalho de nativos americanos. Havia uma população significativa dos nativos na área onde a rocha foi encontrada, e as marcações similares foram encontradas e atribuídas a várias tribos nativas do nordeste. Outras linhas de pensamento ainda sugerem que fenícios antigos, portugueses ou chineses possam ser os responsáveis pelas marcações.

[ Listverse ] [ Fotos: Reprodução / Listverse ]

Jornal Ciência