TOP 10 maneiras aterrorizantes e possíveis para a aniquilação da humanidade em um futuro próximo

de Merelyn Cerqueira 0

Correndo o risco de afirmar o óbvio, é fato que, um dia, todos nós vamos morrer. Contudo, há uma boa chance de que isso não aconteça naturalmente, e que ações políticas, tecnológicas, religiosas e até mesmo alienígenas possam ser responsáveis pela aniquilação da humanidade. Dessa forma, o Listverse separou uma lista com dez maneiras bem prováveis de a raça humana ser dizimada em um futuro próximo. Confira:

 

1- Uma pandemia global e mortal

futuro-quer-nos-matar-9

Você já deve ter ouvido falar na Peste Negra que dizimou a Europa durante a Idade Média, ou o surto da gripe espanhola, em 1918 que foi uma das piores epidemias que o mundo já viu. Dessa forma, apesar de ter dizimado boa parte da população, em um cenário mais pessimista, estamos apenas esperando pela próxima pandemia.

 

Ebola, SARS, gripe suína, aviária ou Zika, todas foram protagonistas de grandes surtos, embora não chegassem nem perto das proporções da Peste ou gripe espanhola. O fato é que, esses surtos mostraram a nossa inabilidade de evitar pandemias, o que nos leva a acreditar que se isso acontecesse, um vírus poderia devastar o Planeta em semanas.

 

Entre os candidatos para esse surto em potencial, está o vírus Nipah, que passou dos porcos para os humanos, em 1999 na Malásia, e matou mais 70% dos infectados. A febre do Vale do Rift também tem perfil para se candidatar, já que, em 1997, ela infectou cerca 90 mil pessoas no Quênia.

 

2 – Guerra nuclear: OTAN x Rússia

futuro-quer-nos-matar-8

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) desde a sua criação em 1949, já demonstrava rivalidade contra a Rússia. Dessa forma, o medo de uma guerra nuclear entre os membros e a ex-união soviética, foi ressuscitado agora em maio. Alexander Richard Shirreff, ex-vice-comandante da OTAN, contou que haviam chances reais de uma batalha entre o Ocidente e a Rússia. A previsão é que isso aconteça até 2017.

 

Entre os motivos, ele lista a Ucrânia, devido à anexação da Crimeia pela Rússia, em 2014, que destruiu um acordo realizado no pós-Guerra Fria e abalou as relações entre os países, gerando sanções internacionais. Dessa forma, esse “expansionismo” pode ser apenas uma faísca. Se a Rússia tentar invadir países bálticos, como a Estônia, Letônia, e Lituânia, todos membros da OTAN estariam a um passo de uma Terceira Guerra Mundial.

 

3 – Superbactéria resistente a antibióticos

Superbug danger concept as a killer bacteria shaped as a death skull face as a symbol for MRSA medical healthcare risk and antimicrobial resistance health hazard icon as a bacterium infection inside the human body.

Imagine um cenário mundial em que um simples corte no dedo poderia levar à morte. Isso poderá acontecer em 2050. Desde que Alexander Fleming descobriu acidentalmente a penicilina, a capacidade de microrganismos nos matarem diminuiu drasticamente. Contudo, isso coincidiu com um aumento acentuado de exposição a diversos tipos de antibióticos. A longo prazo, essa exposição fez com que a resistência de diversos tipos de bactérias aumentasse. A preocupação é que, em breve, isso piore. Nesse ponto, cerca de 10 milhões de pessoas poderão morrer a cada três segundos e a maioria das mortes aconteceria na Ásia e África.

 

4 – Guerra nuclear: EUA x China

futuro-quer-nos-matar-7-838x419

Pior do que ser arrastado para um conflito nuclear contra a Rússia é travar uma guerra com a China. Infelizmente, há possibilidades de isso acontecer. A China passou os últimos anos reivindicando novos territórios. E mais uma vez, esse expansionismo pode ser o estopim para uma provável Terceira Guerra Mundial. Os países que seriam agregados estão constantemente fazendo laços com os EUA, e a construção desse “império” não sairia barata para os asiáticos.

 

5 – Inteligência artificial

futuro-quer-nos-matar-6

Ou mais precisamente, superinteligência artificial. Essa ideia pode parecer um roteiro de filme, mas realmente há uma preocupação de que as máquinas se tornem mais inteligentes e nos destruam. Stephen Hawking, por exemplo, acredita nisso. 

 

O problema é que nós não podemos calcular e dominar todas as variáveis de uma criação desse tipo. O que, essencialmente, nos levaria a construir algo além do controle humano. Essa revolução pode estar muito mais perto do que imaginamos. Neste ano, uma IA projetada pelo Google ganhou uma partida de Go, um jogo mais estratégico do que o xadrez, quando jogava contra um dos maiores campeões do torneio. Por mais simples que soe, esse feito não deveria ser alcançado até 2025.

 

6 – Bioterrorismo

futuro-quer-nos-matar-5

O bioterrorismo sempre foi uma ameaça preocupante. Você deve se lembrar dos ataques feitos com antraz em 2001, de salmonela em 1948, nos EUA, ou até mesmo do atentado com gás sarin em 1995, no metrô de Tóquio. Conforme a tecnologia avança, mais nos aproximamos de métodos mais práticos e fáceis de disseminar um vírus mortal.

 

Em 2012, cientistas da Universidade de Cambridge alertaram para o fato de que os métodos para transformar um vírus em armas foram drasticamente simplificados, podendo ser produzidas até mesmo em um pequeno laboratório. Agora, você pode imagina um poder como esse em mãos erradas e as consequências que viriam a seguir.

 

7 – Terrorismo global

futuro-quer-nos-matar-4

É fato que o ISIS, Estado Islâmico do Iraque e da Síria, tem causado terror em países do Ocidente, especialmente na Europa. Por outro lado, a Turquia ainda está em uma guerra mortal contra os separatistas curdos. Na África, ditadores e grupos terroristas, como o Boko Haram, estão aterrorizando civis. Com isso em mente, imagine o que o futuro nos reserva.

 

Para se ter uma ideia, a Arábia Saudita está buscando uma mudança de regime na Síria que, se for concretizada, pode fazer com que ninguém mais considere entrar em um avião. A ideia é que os rebeldes sejam aniquilados com centenas de mísseis. O problema é que, alguns desses rebeldes têm laços muito estreitos com grupos terroristas, como a Frente al-Nusra, por exemplo. Se os jihadistas se apossarem dessas armas, é de se esperar, que, em breve, nós iremos ouvir mais histórias como a do avião abatido sobre a Ucrânia em 2015.

 

Até o momento, os EUA conseguiram convencer a Arábia Saudita de que se trata de um plano inviável. Contudo, conforme a guerra na Síria avança, é só uma questão de tempo até que as consequências sejam desconsideradas e o plano seja posto em prática.

 

8 – Guerra nuclear: Paquistão x Índia

futuro-quer-nos-matar-3

O Paquistão e a Índia não são exatamente “amigos”. Ambos têm um histórico de guerras, conflitos e ataques terroristas. Além disso, os dois possuem acesso a armas nucleares e pode-se dizer, que estão muito ansiosos para usá-las. Dessa forma, segundo especialistas, é só uma questão de tempo para que esse provável conflito aconteça. Isso porque, o governo instável do Paquistão e a insistência da Índia na construção de instalações nucleares fizeram com que surgisse um impasse com a questão da tecnologia nuclear.

 

A índia começou a investir mais recursos para a produção de submarinos balísticos, o que causou desconforto no Paquistão. No momento ambos estão em uma corrida armamentista e escalada retórica que não foi vista desde a Crise dos Mísseis Cubanos. Pior que isso: a China poderia se envolver nesse conflito, pois possui uma inimizade de longa data com a Índia.

 

9 – Condições meteorológicas mortais

heatwave in the city and hand showing thermometer

Devido às mudanças climáticas causadas pela ação do homem, já é de conhecimento geral de que o clima na Terra muito provavelmente irá esquentar. Estima-se que, no próximo século, o mundo aqueça cerca de dois graus na escala Celsius. Dessa forma, cientistas já estão prevendo futuras ondas de calor potencialmente mortais.

 

Acredita-se que só na Austrália, mais de 2 mil idosos morrerão a cada ano por causa do calor. Nos EUA, incêndios florestais ficarão mais perigosos e frequentes. Além disso, furacões e ciclones farão com que as inundações afetem pessoas em todo o Planeta.

 

10 – Alienígenas

futuro-quer-nos-matar-1

Mesmo sendo o item mais improvável dessa lista, não é completamente inviável. Especialistas, como Stephen Hawking, por exemplo, acreditam que, na próxima década, já seremos capazes de fazer contato com outras vidas além da Terra – haja em vista os projetos para colonizar Marte e explorar o resto da galáxia. Se isso acontecer, há um cenário a ser considerado: a destruição total da humanidade.

 

Para representar isso, você pode considerar a chegada de Colombo à América, o resultado disso foi que os índios que dominavam o continente perderam suas posses e, em grande parte, foram dizimados. Se tomarmos isso como uma metáfora, o final já está bem delineado. Outros cientistas acreditam que esse contato possa resultar em algo pior, essas vidas podem possuir inteligência evoluída, muito mais do que a nossa e, nesse momento, estariam nos vigiando, prontas para acabar com a Terra a qualquer minuto. 

[ Listverse ] [ Fotos: Reprodução / Listverse ]

Jornal Ciência