Os sonhos nos proporcionam experiências incríveis que muitas vezes não conseguiríamos vivenciar de outras maneiras. Porém, essas vivências têm intrigado especialistas e curiosos.

Segundo os cientistas, todo mundo sonha. E sonha muito! Buscando mais informações para esse fenômeno tão comum, encontramos 10 fatos surpreendentes que você confere a seguir.

10 – Cegos sonham

As pessoas que ficam cegas depois do nascimento podem ver imagens em seus sonhos. Já as pessoas que nascem cegas não veem quaisquer imagens, mas têm sonhos envolvendo seus outros sentidos – com som, cheiro, textura e emoção. 

É difícil para uma pessoa que não enxerga imaginar algo, mas os outros sentidos do corpo são tão fortes que podem lidar com praticamente todas as situações físicas possíveis.

9 – Esquecimento

Dentro de 5 minutos de vigília, metade do seu sonho é esquecido. Dentro de 10 minutos, 90% está desaparecido. 

O famoso poeta Samuel Taylor Coleridge acordou uma manhã tendo um sonho fantástico: ele colocou a caneta no papel e começou a descrever as lembranças de seu sonho.

O relato se tornou um dos mais famosos poemas de Inglês: “Kubla Khan”. Enquanto escrevia (na 54 linha), ele foi interrompido por uma “pessoa de Porlock“. 

Coleridge voltou para o seu poema, mas não conseguia se lembrar o resto de seu sonho. O poema então, nunca foi concluído.

8 – Todos sonhamos

Todo ser humano sonha (exceto em casos de extrema desordem psicológica). Curiosamente, homens e mulheres têm diferentes sonhos e diferentes reações físicas.

Homens tendem a sonhar mais sobre outros homens, enquanto as mulheres tendem a sonhar igualmente sobre homens e mulheres. 

Além disso, homens e mulheres experimentam sensações sexuais em seus sonhos. Dessa forma, os homens têm experiência de ereção e mulheres experimentam aumento do fluxo sanguíneo vaginal.

7 – Sonhos interrompidos

Em um estudo recente, estudantes que foram acordados no início de cada sonho, mas que puderam ter 8 horas de sono, enfrentaram dificuldade de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose depois de 3 dias. Quando finalmente o sono REM do cérebro do estudante recuperou o tempo perdido, a porcentagem de sono passou pela fase REM.

6 – Sonhamos apenas com o que conhecemos

Nossos sonhos são repletos de pessoas e lugares estranhos, mas você sabia que sua mente não está inventando aqueles rostos? Eles são rostos reais de pessoas reais que você viu durante a sua vida, mas pode não saber ou lembrar. O assassino mal em seu mais recente sonho pode ser o cara que colocou a gasolina no carro do seu pai quando você era apenas uma criança. Todos nós já vimos centenas de milhares de rostos, por isso temos uma infinidade de personagens para o nosso cérebro utilizar durante nossos sonhos.

5 – Nem todos sonham em cores

Cerca de 12% das pessoas com visão sonham exclusivamente em preto e branco. O restante sonha em cores. As pessoas também tendem a terem temas comuns em sonhos, que são situações relacionadas com a escola, sendo perseguido, correr, experiências sexuais, queda, atraso, uma pessoa falecida, dentes caindo, voar, faltar em provas ou acidentes de carro.

 Os cientistas não sabem dizer se o impacto de um sonho relacionado à violência ou a morte é maior para uma pessoa que sonha em cores ou para quem sonha em preto e branco. 

4 – Os sonhos possuem linguagem simbólica

Se você sonha sobre algum assunto particular, esse sonho com certeza não é frequente. Sonhos falam em uma linguagem profundamente simbólica. A mente tenta comparar o seu sonho com outra coisa que seja similar. É como escrever um poema dizendo que um grupo de formigas eram como máquinas. 

3 – Sonho com cigarro

As pessoas que abandonam os cigarros relatam muitos sonhos sobre fumar. Além disso, de acordo com o Journal of Abnormal Psychology, “293 fumantes com abstinência pararam de fumar entre 1 e 4 semanas. 33% relataram ter pelo menos 1 sonho com o tabaco. 

Na maioria dos sonhos, os indivíduos tinham vontade de fumar e sentiram fortes emoções negativas, tais como pânico e culpa. 97% dos indivíduos não tiveram esses sonhos. Por isso, o sonho com o tabagismo ocorre de acordo com a duração da abstinência. Eles foram classificados como ‘mais vivos’ do que os que sonham com o vício”.

2 – Estímulos externos invadem nossos sonhos

Conhecido como Sonho Incorporação, é a experiência de ouvir um som real em nosso sonho. Um exemplo seria quando você está com sede e sua mente incorpora essa sensação para o seu sonho. A minha experiência inclui beber um copo de água no sonho, para que sua sede passe naquele momento.

Esse ciclo muitas vezes se repete até você acordar e beber um copo de água de verdade.

1 – Você fica paralisado enquanto dorme

Acredite ou não, o seu corpo está virtualmente paralisado durante o sono – o mais provável para impedir que seu corpo aja fora dos aspectos de seus sonhos. De acordo com o artigo sobre sonho, “glândulas começam a secretar um hormônio que ajuda a induzir o sono e neurônios enviam sinais para a medula espinhal, que relaxam o corpo e mais tarde os deixa paralisado”.

Fonte: List Verse Fotos: Reprodução / Flickr

Jornal Ciência