TOP 10 criações que foram feitas a partir de sonhos

de Otto Valverde 0

A maioria dos sonhos tem pouco valor, já que normalmente não faz muito sentido. Porém, alguns sonhos já foram inspiração para grandes inventos. Confira nossa lista:

10 – A primeira tabela periódica

Dmitri Mendeleev, nascido em 1834, foi um químico importante. Ele descobriu uma maneira lógica e cientificamente aceita de apresentar todos os elementos descobertos. Embora acreditasse que não havia uma resposta sólida para este problema, ele não conseguia fazer tudo o ajuste.

dez-inventos-que-foram-feitos-a-partir-de-sonhos

Naquela noite, ele teve um sonho em que seus pensamentos se misturaram. Em seu diário, Dmitri escreveu: “Eu vi em um sonho uma mesa onde todos os elementos se encaixaram como necessário”. Ele elaborou uma tabela de classificação dos elementos de peso atômico e a publicou em 1869. Isso formou a base para a tabela periódica moderna.

9 – O filme “Exterminador do Futuro”

A ideia para um dos mais famosos filmes de ficção científica veio de James Cameron em um sonho enquanto ele sofria com uma febre de 39 graus Celsius. Ele estava com muita febre e com sensação de isolamento em um país estrangeiro – em Roma, no caso -, e isso o inspirou para The Terminator.

dez-inventos-que-foram-feitos-a-partir-de-sonhos_2

No sonho, Cameron era um personagem em um mundo futurista estranho. Ele viu um robô usando facas de cozinha para se proteger de uma explosão. A ideia era a criação de robô assassino impossível de ser detido. Foi então que Cameron escreveu seu sonho.

8 – Google

Enquanto estava na faculdade em 1996, Larry Page tinha uma constante sensação de que a única razão pela qual ele tinha sido admitido em primeiro lugar na universidade foi devido a um erro. A ideia de que ele poderia ser expulso da faculdade a qualquer momento lhe causou ansiedade, e este sentimento o proporcionou um sonho peculiar.

dez-inventos-que-foram-feitos-a-partir-de-sonhos_3

Ele sonhava que fazia download e armazenava as informações em computadores individuais. Quando acordou, fez algumas contas para ver se isso era possível. Devido à largura de banda e aos problemas de armazenamento, não era possível salvar as páginas inteiras da Web em um computador. No entanto, era possível armazenar as páginas como links individuais. Foi então que Larry teve a ideia de reunir diversos links de páginas da web, dando origem ao Google que conhecemos hoje.

7 – A Teoria da Relatividade

Uma das descobertas mais famosas de Albert Einstein foi inspirada por um sonho estranho. Ele sonhou que estava observando as vacas comendo por uma cerca eletrificada, mas elas não pareciam se incomodar. Foi então que Einstein tocou no muro e descobriu por que elas não estavam se incomodando. A explicação era que a carga da cerca tinha acabado.

dez-inventos-que-foram-feitos-a-partir-de-sonhos_4

Um fazendeiro aproximou-se da cerca e substituiu a bateria, fazendo com que todas as vacas pulassem para longe ao mesmo tempo. Einstein falou ao agricultor sobre a visão humorística de vacas que saltam ao mesmo tempo. Confuso, o agricultor alegou que tinha visto as vacas saltarem conforme a carga descia do muro. Quando Einstein acordou, pensou sobre o sonho e formou a base da Teoria da Relatividade.

6 – “Necronomicon”, de HP Lovecreft

A origem do “Necronomicon”, um dos livros mais emblemáticos, é mística. HP Lovecraft disse que o “Necronomicon” significava em grego, “uma imagem da lei dos mortos”. Houve controvérsias sobre o real significado da tradução. No entanto, ele afirmou que a ideia original por trás do nome veio a ele em um sonho.

dez-inventos-que-foram-feitos-a-partir-de-sonhos_5

Ao ouvir isso, as pessoas criaram diversas teorias a respeito de como Lovecraft teve a ideia, incluindo a leitura de “O Rei de Amarelo”, que apresenta um livro perturbador em sua história. No entanto, Lovecraft afirmou que ele não leu “O Rei de Amarelo” antes dele escrever o “Necronomicon”.

5 – “Tintim no Tibete”, de Herge

Herge, o criador de Tintim, estava tendo um pesadelo recorrente. Segundo ele: “Meus sonhos eram invariavelmente de grandes espaços brancos e muito angustiantes. Lembro-me de um deles onde eu estava em uma espécie de torre composta de uma série de rampas. Folhas mortas estavam caindo e cobriam tudo. Em um determinado momento, em um espaço branco impecável, um esqueleto branco apareceu que tentou me pegar. E, em seguida, instantaneamente tudo ao meu redor tornou-se branco”.

dez-inventos-que-foram-feitos-a-partir-de-sonhos_6

O psicanalista, de Herge disse que seus sonhos foram causados por suas obras anteriores sobre Tintim e que ele deveria parar imediatamente para “vencer o demônio”. Em vez disso, Herge produziu “Tintim no Tibete”, uma história que ocorre principalmente nos Alpes nevados, representando o espaço de seus sonhos. “Tintim no Tibete” teria curado Herge de seus pesadelos.

4 – “O Médico e o Monstro” de Robert Louis Stevenson

Robert Louis Stevenson estava em dificuldades financeiras e fortemente pressionado por sua editora a criar um livro popular. Uma noite, Robert teve um pesadelo que o fez gritar. Sua esposa, Fanny, acordou Robert e ele perguntou: “Por que você me acordou? Eu estava sonhando com um conto!”.

dez-inventos-que-foram-feitos-a-partir-de-sonhos_7

Como se constata, o pesadelo era uma ideia que pôde resolver os seus problemas. Depois do sonho, ele estava visivelmente mais otimista e animado para começar o projeto. Foi então que ele criou a história que hoje conhecemos como “O Médico e o Monstro”.

3 – “Inception”, de Christopher Nolan

Não é surpresa que “Inception”, o famoso filme de Christopher Nolan, tenha saído de seus sonhos. No entanto, “Inception” não resulta de um único sonho. Em vez disso, a principal influência de Nolan para o filme resultou de vários casos individuais de quando ele experimentava o sonho lúcido – a sensação de controlar um sonho e tentar mudá-lo de forma vantajosa.

dez-inventos-que-foram-feitos-a-partir-de-sonhos_8

Em primeiro lugar, o sonho lúcido faz com que você perceba que está em um sonho e por isso é importante saber distinguir o sonho da realidade. A própria experiência de Nolan com a distinção entre mundos permitiu que ele escrevesse a sua experiência no filme como um tema central.

2 – “Frankenstein”

Mary Shelley estava em um encontro organizado por Lord Byron. Apesar de ter sido concebido para ser um retiro de verão, uma erupção vulcânica nas Índias Orientais Holandesas bloqueou o sol, e pôs fim a um verão quente.

dez-inventos-que-foram-feitos-a-partir-de-sonhos_9

Assim, o grupo teve que encontrar uma outra maneira de passar o tempo no frio. Eles começaram a contar histórias de fantasmas ao redor de uma fogueira. Inspirada pela sessão, Mary desafiou todos a inventar e contar suas próprias histórias de terror baseadas no que estavam lendo. Naquela noite, Mary teve um sonho sobre um cientista louco que inventou uma nova raça de homem. Mais tarde, esse sonho gerou o “Frankenstein”.

1 – “Yesterday”, dos Beatles  

A melodia de “Yesterday”, uma das mais famosas canções dos Beatles, veio a Paul McCartney através de um sonho. Ele acordou com a melodia presa em sua cabeça, mas acreditava que tinha ouvido anteriormente.

McCartney tocou a melodia em um piano e escreveu as notas para a música. Por um tempo, ele não acreditou que era algo de sua própria invenção subconsciente. “Eu não poderia ter escrito isso em sonho”, dizia ele. Quando foi provado que a música não era de outra pessoa, os Beatles a gravaram. O título original era “Scrambled Eggs”, mas ele logo foi trocado para “Yesterday”.

Fonte: ListVerse Fotos: Reprodução / ListVerse

Jornal Ciência