TOP 10 alimentos que são altamente viciantes

de Gustavo Teixera 0

No começo da humanidade, o cérebro aprendeu a nos manipular para conseguir que mais calorias fossem ingeridas, e como recompensa, ele liberava sensação de prazer e felicidade.

O tempo passou e a humanidade evoluiu. No entanto, o cérebro humano não acompanhou as mudanças do modo de se alimentar e continua a fazer as pessoas acreditarem que precisam da mais comida para se sentirem felizes e realizadas.

Na segunda metade do século XIX, os cientistas descobriram um método que viria a revolucionar o mundo dos alimentos e ao mesmo tempo viciar ainda mais o cérebro humano: o refinamento.

Refinar um alimento significa o repartir em milhares de moléculas até deixá-lo como uma fonte de energia.

Esse procedimento fez com que a produção de alimentos se tornasse mais barata e acessível, porém viciou muitas pessoas nesse processo nocivo à saúde. 

A cocaína é fruto do refinamento da folha de coca, e todos sabem os malefícios desta droga. Porém, o açúcar, a farinha e o sal também são produtos de refinamento, e mesmo assim dominam a indústria de alimentos e podem ser altamente viciantes.

Confira agora 10 alimentos que são altamente viciantes:

1 – Chocolate

chocolate

O chocolate, por conter doses cavalares de triptofano, aminoácido derivado do leite, e de feniletilamina, tem poder de relaxamento e alegria quando ingerido. 

Cientistas já pesquisaram sobre as propriedades do chocolate e foi descoberto que ele tem o mesmo efeito que alguns remédios psiquiátricos.

2 – Sorvete

sorvete-ressaca_02

O sorvete pode ser altamente viciante devido ao fato de ser um alimento processado à base de gordura e açúcar. 

Ele também traz uma sensação de relaxamento e felicidade pois contém triptofano, dopamina e gordura saturada. 

Além disso, o sorvete também possui ingredientes que estimulam o surgimento de substâncias alucinógenas no organismo, que dão a sensação de euforia.

3 – Massa

A farinha é a base para todos as massas presentes em muitas refeições pelo mundo, como macarrão, pizza, lasanha e afins. 

Esses alimentos são viciantes pois são ricos em carboidratos, e consequentemente liberam muita energia no organismo, dando uma boa dose de alegria.

Além disso o carboidrato presente nesses alimentos, interrompe o sentimento de saciedade para o cérebro, fazendo com que a fome não passe.

4 – Pão francês

O pãozinho francês também é feito à base de carboidratos, portanto também faz seu cérebro pedir mais. Por serem alimentos pequenos que podem ser devorados em poucas mordidas, prejudicam o autocontrole, ou seja, quando você se dá conta, já comeu uns 3 pãezinhos.

5 – Chiclete

chiclete-grudado-na-roupa-tecnica-caseira-vai-solucionar-rapidinho

Chicletes, assim como outras balas e doces, são feitos à base de açúcar, portanto, quando ingeridos, dão uma sensação de bem-estar. Além disso, esses docinhos também facilitam o surgimento de cáries e doenças como a diabetes.

6 – Batata frita

batata-frita_2

A batata frita é altamente viciante pois possui sal e gordura saturada. O sal pode ser nocivo à saúde e ataca a pressão arterial, já a gordura saturada bloqueia o hormônio da saciedade, fazendo com que você coma sem parar.

7 – Bolo

Os bolos podem conter um alto valor calórico, farinha, gordura saturada e açúcar. Isso faz com que a dopamina seja liberada no sangue, dando a sensação de confiança e felicidade.

8 – Comidas industrializadas congeladas

As comidas industrializadas congeladas são fabricadas com ingredientes de padrão inferior e contêm altas doses de sal, açúcar, farinha e gordura. Isso faz com que elas viciem o organismo e sejam extremamente nocivas à saúde.

9 – Queijo

queijos

O queijo é feito principalmente de leite, que por sua vez possui uma substância chamada morfina, usada em pessoas com dores agudas. Além disso, também contém outra substância chamada caseína, que no corpo humano produz efeito semelhante ao ópio.

10 – Refrigerante

coca-cola-brasil_02

Muitos refrigerantes deixam as pessoas viciadas. Isso acontece pois contêm açúcar e cafeína, substâncias estimulantes para o cérebro. Como os refrigerantes possuem níveis altíssimos de açúcar, podem causar danos às artérias e são os maiores responsáveis pelo surgimento da diabetes.

Fonte: SBM Fotos: Reprodução / SBM / Pixabay / PxHere

Jornal Ciência