Terapia experimental elimina câncer de mama em estágio avançado de paciente, afirmam cientistas

de Merelyn Cerqueira 0

Judy Perkins, 52 anos, da Flórida (EUA), há alguns anos passou por uma mastectomia para remover um tumor que havia nascido em um de seus seios. Dez anos depois, em 2013, descobriu que o câncer havia retornado.

No entanto, o diagnóstico recebido era de que o problema estava em estágio quatro e consequentemente havia entrado em metástase, isto é, estava se espalhando pelo corpo, segundo informações da CBS News.

Apesar de tratamentos hormonais e quimioterapia, em 2015 seu câncer já havia atingido peito e fígado. Ciente de que estava muito perto da morte, ela sentia-se mal pela família, mas grata pela vida que conseguiu viver.

Foi então que ela conheceu o Dr. Steven Rosenberg, do National Institutes of Health (NIH), um médico pioneiro no aproveitamento do sistema imunológico para combater o câncer.

Considerando que as mutações genéticas são as responsáveis pelo desenvolvimento do câncer, a abordagem de Rosenberg visa encontrar potenciais células no corpo para transformá-las em um exército de combate ao problema.

Assim, a equipe de Rosenberg aumentou essas poucas células imunológicas em bilhões e depois as injetou na corrente sanguínea de Perkins. Uma vez lá, elas se juntaram para atacar as células cancerígenas.

Dois anos e meio após o procedimento, Perkins permanece livre de câncer. De fato, Rosenberg acredita que o exército de células imunológicas ainda está trabalhando.

“Circulando em seu corpo há um grande número de células que administramos a ela dois anos e meio atrás. Este é apenas um tratamento que é necessário porque as células estão vivas. Elas são parte de Judy. Elas são Judy Perkins”, disse o médico.

Embora esse tipo de imunoterapia esteja apenas em fase experimental, o sucesso observado no caso de Perkins poderia abrir portas para que seja replicado em tratamentos de tumores sólidos em outras partes do corpo, incluindo pulmão e cólon. 

Fonte: CBS News / Nature Fotos: Reprodução / CBS News

Jornal Ciência