Ter AVC após lavar cabelo no salão de beleza é mais comum do que você imagina

de Merelyn Cerqueira 0

Elizabeth Smith, da Califórnia, está processando um salão de cabeleireiro, alegando que uma lavagem de cabelo resultou em um Acidente Vascular Cerebral (AVC), duas semanas depois.

Ela contou em entrevista ao canal de TV norte-americano ABC, que tudo aconteceu em razão de uma cadeira defeituosa do salão. Durante o procedimento, seu pescoço foi forçado de tal forma que causou um corte na artéria vertebral (com posterior formação de coágulo), levando a um AVC com consequências duradouras. 

Contudo, muitas pessoas podem estar correndo o mesmo risco, isso porque a maioria dos lavatórios dos salões ainda seguem esse modelo que exige a pressão no pescoço.

Elizabeth alegou que a hiperextensão da coluna cervical, enquanto lavava os cabelos, causou o acidente que mudou para sempre sua vida. Alguns dias após o procedimento de lavagem, ela passou a sentir muito incômodo na região e duas semanas depois, sentiu fraqueza no braço e perna esquerdos que terminou em um AVC. 

Em consequência disso, suas habilidades motoras foram reduzidas, o andar ficou instável e a visão de seu olho esquerdo foi danificada. Além disso, um coágulo sanguíneo presente em seu cérebro, ainda pode causar mais lesões no futuro.

tipos-de-AVC

Dessa forma, muitas pessoas podem estar correndo o mesmo risco que a norte-americana. De acordo com informações publicadas pelo portal Bolsa de Mulher, esse tipo de ocorrência já é conhecido pelos médicos, sendo chamada de Síndrome do Salão de Beleza.

Esse tipo de problema pode acontecer de duas diferentes maneiras, sendo a primeira, a forma relatada por Elizabeth Simth. No segundo caso, a artéria vertebral é comprimida conforme a cabeça é forçada para trás. Isso faz com que haja uma diminuição na irrigação sanguínea do cérebro. Esse processo é mais comum em pessoas idosas, pois o canal vertebral está sujeito a calcificações e estreitamento.

Assim, para evitar que isso aconteça, o ideal é não forçar a cabeça muito para trás na hora da lavagem. Os especialistas recomendam que as pessoas procurem salões que permitam que a lavagem seja realizada enquanto se está deitado. 

Outra opção é utilizar toalhas como apoio na região da nuca ou, se for o caso, simplesmente lavar o cabelo em casa antes de ir ao salão.

Fonte: Diário de Biologia / ABC / Bolsa de Mulher Foto: Reprodução / Diário de Biologia 

Jornal Ciência