Teoria sugere que colisão com iceberg não foi a causa do naufrágio do Titanic

de Gustavo Teixera 0

O caso do Titanic sem dúvidas é um dos mais famosos desastres marítimos. A história conta que o navio se chocou com um iceberg, mas de acordo com algumas investigações feitas recentemente, encontraram outro culpado pelo acidente.

O jornalista Sean Moloney pesquisa as causas do acidente há 30 anos, e ele mostrou a fotografia de uma fumaça preta saindo do lado direito frontal do casco da embarcação. A investigação sugere que um incêndio começou três semanas antes da colisão considerada culpada pelo acidente.

titanic_02

De acordo com o jornalista, as chamas eram intensas e não foram contidas nem por 12 homens. A tripulação do navio tinha conhecimento sobre o incêndio, mas a empresa responsável, a J. Bruce Ismay, instruiu a equipe a manter o problema em segredo. Ainda segundo Moloney, seria previsível que o casco se rompesse com um choque em um iceberg, já que estava fragilizado pelas chamas.

“Isso não é uma simples história de um choque contra um iceberg e um naufrágio. É uma tormenta perfeita de fatores extraordinários que se unem: fogo, gelo e negligência criminosa”, pontua Moloney. Em 2008, outra teoria desenvolvida pelo especialista Ray Boston dizia que um incêndio havia acontecido 10 dias antes de o navio zarpar. As duas versões sugerem que o impacto não foi o único culpado, e que há muita história que ainda não é de conhecimento público.

[ The Huffington Post ] [ Fotos: Reprodução / BBC ]

Jornal Ciência