Propagação de vírus da doença pouco conhecida “mão-pé-boca” preocupa os pais

de Merelyn Cerqueira 0

Com o passar do tempo, a ciência descobriu uma série de doenças cada vez mais difíceis de serem combatidas, mesmo com toda a tecnologia disponível. Embora a medicina tenha feito grande progresso para encontrar a cura de diversas doenças, a humanidade não é capaz de ficar imune a todas elas.

Este é o caso para uma doença viral resistente que vem se espalhando, podendo afetar todo e qualquer organismo humano.

Ela é conhecida como estomatite vesicular enteroviral com erupção cutânea, ou doença “mão-pé-boca”, uma vez que começa atacando essas regiões do corpo. Cada vez mais casos têm sido registrados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os sintomas do vírus são facilmente confundidos com um resfriado ou dor de garganta, mas o que caracteriza sua presença são as manchas vermelhas que aparecem na palma das mãos e plantas dos pés. Há relatos de casos com erupções cutâneas distribuídas em diferentes partes do corpo, incluindo a região genital.

O mais alarmante sobre a doença é que ela é contraída de maneiras bem simples, como um aperto de mão ou beijo, por exemplo.

cuidado-com-a-infecção_3

Este fator faz com que a propagação da doença possa ser preocupante, especialmente entre frequentadores assíduos de lugares públicos como escolas, parques, academias, restaurantes ou outros lugares com um grande número de pessoas reunidas ou com proximidade. 

cuidado-com-a-infecção_4

Há de se ressaltar ainda que os mais propensos a pegar o vírus são as crianças, uma vez tendem a colocar coisas estranhas na boca com mais frequência, além de idosos, que costumam ter uma imunidade mais baixa.

Uma vez contaminada, a pessoa precisará de pelo menos duas semanas para eliminar o vírus do corpo. Em geral, o corpo consegue enfrentar o vírus e curar-se sozinho, usando medicamentos apenas para aliviar os sintomas. 

No entanto, os sintomas devem ser precisamente identificados por um médico para que o tratamento ocorra de forma eficaz. São raros os casos em que a doença possa piorar, mas note que é possível que ela evolua para uma encefalite (inflamação do cérebro) ou meningite (inflamação das membranas que recobrem o cérebro).

Sendo assim, a higiene pessoal é muito importante, portanto, ensine seus filhos a lavarem as mãos regularmente, especialmente antes e depois de usar o banheiro, antes de comer e após visitar lugares públicos. Com a atual pandemia pelo coronavírus, estes cuidados já estão sendo tomados, o que diminuiria os riscos de contaminação. A doença é causada pelo vírus Coxsackie, da família dos enterovírus.

Fonte: News Medical Fotos: Reprodução 

Jornal Ciência