Telescópios registram imagem impressionante de halo lunar no Deserto do Atacama

de Merelyn Cerqueira 0

Conhecido como “paraíso dos astrônomos”, o Deserto do Atacama, no Chile, foi palco de um registro panorâmico surpreendente feito pelo Observatório Las Campanas.

A imagem do céu foi registrada pelos telescópios gêmeos de Magalhães, de 6,5 metros, e mostra a Lua e estrelas rodeadas por um brilhante halo.

Segundo a NASA, os efeitos do fenômeno El Niño – causado pelo aquecimento fora no normal das águas do Pacífico – fez com que a região do Atacama experimentasse, com maior frequência durante essa temporada, céus nublados. Localizada em um dos lugares mais secos e escuros do planeta Terra, ela ambienta os dois telescópios.

O raio angular do halo lunar registrado é de 22 graus. Contudo, esse fenômeno não é determinado pelo brilho ou fase da Lua, e sim pela geometria hexagonal de cristais de gelo na atmosfera, que refletem e refratam a luz da Lua, conforme relatado pelo site da Agência.

Na foto, a estrela brilhante localizada dentro do raio é o planeta Júpiter. Já a mais brilhante localizada a extrema esquerda do fenômeno, é Canopus, com Arcturus à direita do “anel” lunar.

Fonte: NASA Foto: Reprodução / NASA

Jornal Ciência