Telescópio Hubble captura imagem rara da morte de uma estrela

de Merelyn Cerqueira 0

O telescópio espacial Hubble, da NASA, registrou uma imagem rara da morte de uma estrela de baixa massa, muito parecida com o nosso Sol, conhecida como Nebulosa Ovo Podre (Rotten Egg). Nas imagens, a estrela é vista ejetando suas camadas externas de gás e poeira através do espaço, enquanto se transforma de uma gigante vermelha para uma nebulosa planetária, segundo informações do jornal Daily Mail.

 

Todo o processo ocorre “em um piscar de olhos”, de acordo com os astrônomos. Portanto, capturar uma estrela nesse ponto de evolução é extremamente raro.

morte-de-estrela_2

A estrela em questão, chamada oficialmente de OH 231.8 + 04.2, ou Nebulosa Calabash, está localizada a mais de 5.000 anos-luz de distância, na constelação Puppis. Em sua transformação, ela acabou ejetando seu material em direções opostas, movendo-se aproximadamente a um milhão de quilômetros por hora.

 

De acordo com a NASA, trata-se de uma estrela de baixa massa, semelhante ao nosso Sol, e astrônomos esperam que ela se transforme completamente em uma nebulosa planetária ao longo dos próximos 1.000 anos. Ela recebe o apelido de “Ovo Podre”, por conter uma quantidade significante de enxofre.

morte-de-estrela_3

As imagens da morte da estrela foram divulgadas pela NASA e Agência Espacial Europeia (ESA). “Por sorte, o fenômeno aconteceu a 5.000 anos-luz da Terra, na constelação de Puppis (ou Popa)”, diz a ESA em uma nota sobre a descoberta.

 

Conforme apontado pela BBC Brasil, as estrelas possuem diferentes fases de evolução, que podem durar bilhões de anos. Quando chegam próximas ao fim da vida, se transformam em gigantes vermelhas, para depois evoluírem para nebulosas planetárias e, por fim, anãs brancas.

 

O Sol, que é uma estrela, também está fadado a passar pelo mesmo processo. Astrônomos estimam que sua fase de gigante vermelha aconteça em cerca de cinco bilhões de anos. E, quando isso ocorrer, ficará 200 vezes maior, “engolindo” no processo vários planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra.

[ Daily Mail / BBC ] [ Fotos: Reprodução / BBC ]

Jornal Ciência