Sua gengiva sangra durante a escovação? Seu coração pode estar em risco!

de Julia Moretto 0

A endocardite nada mais é do que uma infecção que acontece no tecido endocárdio, responsável pelo revestimento interno do coração.

Este problema ocorre quando uma bactéria ou fungo de algum local do corpo entra na corrente sanguínea e chega ao tecido do coração. O nosso coração possui válvulas que não possibilitam a volta de fluxo de sangue.

Esse processo garante que o sangue mantenha a mesma direção. Quando esses microrganismos infectam a válvula, a doença danifica os tecidos, resultando em complicações para o resto da vida.

A causa principal de endocardite é a infecção por microrganismos por meio da corrente sanguínea. Isso tem mais chances de ocorrer durante a escovação. Se os dentes e a gengiva não estiverem saudáveis, acontece o sangramento. Áreas como a pele e intestino – que podem sofrer um sangramento –, agulhas contaminadas e procedimentos dentais, podem levar uma pessoa a desenvolver endocardite. 

Na maioria dos casos, as pessoas com um coração saudável e que não possuem nenhuma doença preexistente nos tecidos do coração, não apresentam riscos. Já as pessoas que sofrem de doenças cardíacas, têm válvulas artificiais, defeitos congênitos ou que possuam cárie ou problemas na gengiva, podem ser afetadas pela doença.

Por incrível que pareça, a presença da cárie pode ser um risco em relação à doença, já que o processo pode transmitir uma bactéria para a corrente sanguínea.

Dessa forma, essas bactérias podem causar endocardite em pessoas que são predispostas. Além disso, há doenças periodontais, como gengivite e periodontite, que também aumentam as chances de desenvolver endocardite.

Lembre-se: a gengiva deve sempre ter coloração rósea claro, não sangrar durante a escovação, não estar inchada e ter boa aderência aos dentes. Quando uma pessoa tem problema cardíaco, é necessário acompanhar um dentista regularmente além de ter boa higiene oral.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência