Stephen Hawking deixa nova mensagem para a humanidade. Veja!

de Merelyn Cerqueira 0

Há seis anos, em uma entrevista ao veterano apresentador norte-americano Larry King, do programa Larry King Live, da CNN, o físico teórico mais conhecido do mundo, Stephen Hawking, advertiu a humanidade para uma potencial condenação causada pela nossa própria “ganância e estupidez”.

Agora, em uma entrevista realizada na segunda-feira (27), para a Russia Today, ele novamente tocou no assunto, a fim de ver se, de fato, houve algum progresso frente a nossa autodestruição, e ele disse que, “certamente, não nos tornamos menos gananciosos ou menos estúpidos”, conforme reportado pela IFLScience.

Segundo o físico teórico britânico, as maiores ameaças para a longevidade de nossa espécie ainda são a poluição e superpopulação. “A população tem crescido por cerca de meio bilhão desde aquela entrevista. A este ritmo, seremos 11 bilhões em 2100”, disse. “A poluição do ar também aumentou em 8% nos últimos cinco anos, e mais de 80% dos habitantes de áreas urbanas estão expostos a níveis perigosos dessa poluição”.

Além disso, e mais uma vez, ele destacou a sempre crescente ameaça da inteligência artificial e ascensão das máquinas, afirmando que elas “têm o potencial para evoluir mais rapidamente do que a raça humana”. Apesar de dizer que a IA poderia beneficamente coexistir com seres humanos, Hawking adverte que “uma vez que as máquinas atingirem um estágio crítico em serem aptas a autoevolução, não podemos prever se os objetivos delas serão os mesmos que os nossos”.

Por fim, ele terminou dizendo sobre o que considera como uma das descobertas científicas mais emocionante e surpreendente de sua vida: Uma teoria sugerida em 1998, que fala sobre a ideia de que o Universo está em constante e acelerada expansão. Confira abaixo um trecho (em inglês) da entrevista:

[ IFLS ] [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência