Sobrevivente de Auschwitz e soldado escocês que a salvou comemoram 71º Dia dos Namorados juntos

de Merelyn Cerqueira 0

Edith Steiner, uma judia húngara de 92 anos, e John Mackay, um ex-soldado escocês de 96, se conheceram logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.

 

Prestes a comemorar o 71º Dia dos Namorados (Valentine’s Day) juntos, Steiner e Mackay se conheceram nas fileiras de uma equipe de comando que libertou prisioneiros judeus de guardas nazistas na Polônia, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

3D297EFD00000578-4221108-John_and_Eci_married_in_Scotland_in_July_1946_and_owned_a_hotel_-m-9_1487034717808

Os prisioneiros, que já estavam detidos em Auschwitz no momento em que Josef Mengele, conhecido como “Anjo da Morte”, conduzia experimentos desumanos, marchavam em direção ao campo de Bergen-Belsen, na Alemanha, para enfrentar uma sumária execução. Escondida nessa massa de prisioneiros, estava Steiner, então com 20 anos, e sua mãe. As duas teriam sido as únicas da família a não serem enviadas para as câmaras de gás. Então, depois de salvas, Edith, chamada de Eci pelos amigos, localizou os olhos do jovem Mackey, de 23 anos, enquanto dançava em um salão de sua vila para celebrar sua libertação.

 

Mackey, cujas histórias de guerra se iniciam no Primeiro Batalhão Londrino-Escocês, já havia sobrevivido a suas próprias aflições na vida, quando fugiu de um campo de prisioneiros de guerra na Itália vestido como soldado inimigo. No entanto, ao ver jovem Steiner dançar, considerou que era tímido demais para conseguir se aproximar dela.

3D297E9100000578-0-image-a-5_1487019234223

Depois de um tempo, a jovem foi levada para a Escócia pela mãe, onde acabou reencontrando o soldado. Eles se casaram no dia 17 de julho de 1946 e desde então, ambos são “totalmente dedicados” um ao outro. Com uma família de dois filhos, sete netos e cinco bisavós, eles trabalharam como hoteleiros em Pitlochry antes de se aposentarem e irem viver em Broughty Ferry, Dundee. 

3D2980A200000578-0-image-a-6_1487019290201

Segundo Pamela Shaw, coordenadora de atividades da Bupa Balcarres Care Home, asilo onde o casal vive atualmente, “John ainda é um verdadeiro cavalheiro”. Ele está sempre checando para ter certeza que Eci está feliz e os dois ainda se referem um ao outro como ‘querido e querida’ diariamente”, contou. “Sua devoção é clara para qualquer um que passe um pouco de tempo na companhia deles”. Nosso principal objetivo é garantir que eles continuem a desfrutar da vida felizes e juntos, por isso daremos uma pequena festa para todos os residentes da casa”, revelou. “É adorável ter um exemplo de amor verdadeiro vivendo aqui com a gente”, completou.

 

Enquanto que o 71º Dia dos Namorados do experiente casal será marcado pela festa coletiva, o conselho deles para os mais jovens é que sejam românticos durante todo o ano, e não somente no dia 14 de fevereiro.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência