Selfies na academia são sinal de problema psicológico, sugere estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Um estudo realizado por psicólogos da Brunel University London, na Inglaterra, sugeriu que pessoas que usam as redes sociais com frequência para reportar assuntos sobre dietas, rotinas de treinos e conquistas na academia tendem a ser narcisistas.

Logo, a “selfie da academia” pode ser um sinal de problemas psicológicos, alertaram os pesquisadores.

Para o estudo, foram recrutados mais de 500 usuários do Facebook. Após entrevistá-los, os pesquisadores assumiram que o hábito de publicar fotos praticando exercícios físicos é motivado por uma enorme necessidade de validação e atenção dos amigos na rede social. Logo, o diagnóstico dos cientistas para tal comportamento era de transtorno de personalidade.

Eles ponderaram ainda que, embora atraia likes e comentários de incentivo, as reações dos outros usuários em relação à foto nem sem sempre são de aprovação.

De acordo com a professora Tara Marshall, uma das autoras da pesquisa, “esses amigos podem estar educadamente oferecendo apoio, mas secretamente reprovam essa exibição”.

Ainda, o estudo constatou que as pessoas com menores autoestimas são as que atualizam mais vezes o status de relacionamento na rede social e também as que mais postam fotos com o parceiro.

De acordo com os pesquisadores, esta é a forma que esses indivíduos inseguros encontraram para fortalecer e dar mais consistência aos relacionamentos.

Fonte: Universo A Fotos: Reprodução / Universo A

Jornal Ciência