Segredos: comissários de bordo dizem 20 fatos sobre viagens de avião que quase ninguém sabe

de Merelyn Cerqueira 0

Todos os dias, milhares de voos comerciais transportam passageiros por todo o mundo. E enquanto voar pelo céu a centenas de quilômetros por hora pareça ser uma maneira perigosa de se transportar, as pessoas que trabalham nesses voos são altamente treinadas para lidar com qualquer tipo de emergência.                     

Sendo assim, é seguro dizer que pilotos e comissários sabem sobre tudo o que acontece nos bastidores, o que pode incluir coisas as quais o público não faz ideia. Quer saber algumas deles? Confira!

1 – Guarde seu celular

Todo mundo sabe que todos os dispositivos eletrônicos devem ser desligados e guardados durante o pouso e decolagem de um avião. Mas, não é todo mundo que sabe os verdadeiros motivos por trás dessa regra. Os celulares, por exemplo, podem interferir nas frequências de controle de tráfego aéreo, o que pode ser um problema quando o avião está tentando subir ou descer. 

Além disso, em caso de emergência, os equipamentos podem se tornar projeteis – em outras palavras, um celular pode sair voando em alta velocidade e matar uma pessoa.

2 – Upgrades automáticos para uma classe superior não acontecem com frequência

No entanto, eles são feitos a critério da tripulação e podem acontecer por diversos motivos. Os passageiros podem ser atualizados se forem gentis, em caso de gravidez, boa aparência (bonitos ou atraentes) ou até mesmo se foram amigos de membros da equipe, segundo um comissário de bordo reportou.

3 – A bebida mais irritante que você pode pedir a um comissário é Coca-Cola Zero

Devido à quantidade extrema de carbonatação e à altitude do avião, o líquido leva cerca de três vezes mais tempo para se acomodar no copo quando despejado, o que reduz significativamente o tempo de atendimento dos atendentes.

4 – A prioridade de um comissário é se manter profissional

No entanto, para muitas companhias, não há regras que os impeçam de confraternizar com os passageiros – e possivelmente se relacionar com eles.

5 – Sobre os casais que costumam ou tem curiosidade de “se aventurar no ar”

De acordo com os comissários, tentar se juntar ao clube dos modernos e cometer atos íntimos no banheiro pode ser perigoso. Isso porque, os banheiros do avião podem ser destrancados do lado de fora. Trata-se de uma precaução de emergência – e você pode ser pego no flagra, o que caracteriza crime federal em muitos países, além do constrangimento gigante.

6 – Será que a comida é saudável?

Em geral, não. Sendo assim, não espere uma refeição nutritiva quando estiver voando; em vez disso, prepare lanches saudáveis ​​antes da decolagem – pelo menos é o que afirma alguns comissários de bordo.

7 – Nos EUA, há agentes federais em quase todos os voos

No entanto, é extremamente difícil reconhecê-los a bordo. Eles são colocados em posição de impedir qualquer tipo de atividade criminosa a bordo ou terrorismo.

8 – Já notou que no embarque há sempre um comissário te recebendo com largo sorriso?

Pois é, ele não está ali apenas para te cumprimentar e desejar um bom voo. Mesmo que pareça que eles estão sendo legais, eles estão dando a cada passageiro uma inspeção visual para ver quem pode ser um problema durante o voo – deixando assim uma espécie de “aviso prévio” sobre em que direção observar para evitar dores de cabeça.

9 – Colocar a cabeça entre as pernas durante um pouso forçado gera morte mais rápida e indolor?

Basicamente, isso é um mito. No entanto, esta posição é na verdade destinada a proteger órgãos vitais e aumentar as chances de sobrevivência.

10 – Se todo passageiro embarcar com malas pesadas, o avião pode cair?

Não. De fato, os aviões carregam em seus porões sacos de areia (ou outros materiais) para melhorar a distribuição de peso e garantir uma viagem tranquila – essa, pouquíssimas pessoas sabem!

11- Comissários são também socorristas

Eles podem realizar RCP (reanimação cardiopulmonar) ou manobra de Heimlich (método usado para desobstruir as vias respiratórias para desengasgar alguém), se necessário. Existem kits de primeiros socorros a bordo de todos os aviões, e em situações mais caóticas, o piloto é capaz de pousar o avião no aeroporto mais próximo.

12 – Nunca tome a água da pia do banheiro

Apenas para garantir sua segurança, espere um atendente passar e peça água engarrafada. O motivo? Não quiseram informar exatamente.

13 – Os aviões não são limpos com regularidade

Devido à rápida rotatividade entre alguns voos, muitos aviões não recebem a limpeza completa antes do próximo lote de passageiros embarcar. Sendo assim, leve consigo lenços desinfetantes como precaução. Claro que este dado era corriqueiro antes da pandemia. Com o surgimento do coronavírus, os protocolos ficaram mais rígidos.

14 – Comissários de bordo e pilotos não comem a mesma comida que os passageiros

O raciocínio por trás disso é evitar o envenenamento alimentar em potencial, afinal, você não quer que as pessoas que controlam o avião sofram emergências de saúde em pleno voo – como diarreia, por exemplo.

15 – Bebidas alcoólicas são permitidas

No entanto, não exagere e comece a perder a linha, ou você corre o risco de enfrentar acusações criminais. Você tem total liberdade para beber, desde que saiba que este comportamento deve manter os níveis toleráveis de convivência social e respeito mútuo.

16 – Em voos noturnos, as luzes interiores são apagadas pouco antes do pouso

Isso é para que os olhos dos passageiros possam se ajustar ao escuro, caso ocorra uma emergência e as luzes se apaguem. Caso as luzes estivessem acessas e “do nada” fossem apagadas, demoraria um tempo para seus olhos se acostumarem com a escuridão e tomar alguma atitude em emergências no pouso. Em se tratando de emergências, 1 segundo pode ser o limiar entre a vida e a morte.

17 – Mesmo se as duas turbinas falharem, as aeronaves são projetadas para planar

Falha de turbina não significa que o avião vai cair em queda livre. De fato, as aeronaves são projetadas para planar. De acordo com o site Medo de Voar todo avião possui uma média de planeio com base no projeto de sua asa.

Por exemplo, um Boeing 737-800 pode planar aproximadamente 18 metros para cada 1 metro que ele perder em altitude. Para todos os efeitos, ele pode se deslocar por 216 km até o aeroporto mais próximo – tudo isso é meticulosamente calculado pelos engenheiros na produção de um avião.

18 – As máscaras de oxigênio têm cerca de 15 minutos de ar

Isso pode parecer pouco, mas 15 minutos é tempo mais que suficiente para o piloto atingir uma altitude onde a pressão da cabine seja estabilizada e as máscaras não sejam mais necessárias.

19 – No caso de um pouso forçado, qual a área do avião mais segura para se sentar?

Há muitas variáveis ​​para essa resposta – incluindo cintos de segurança e proximidade com as saídas – no entanto, estatisticamente falando, o terço posterior do avião oferece a melhor chance de sobreviver a um acidente – sendo mais inseguro sentar-se do meio para frente.

20 – Bipes e outros sinais sonoros ouvidos durante o voo

Basicamente, tudo o que você precisa saber é que, mesmo que você não tenha ideia do que significam, estes sons estão realmente dizendo aos comissários de bordo diferentes informações sobre o voo – só que este segredo sobre os “códigos sonoros internos” eles não quiserem revelar.

Fonte: Boredom Therapy Fotos: Boredom Therapy

Jornal Ciência