Jornal Ciência

Conhecimento é tudo.

You are here Saúde Corpo “Doença dos reis” está em ascensão pelo aumento de pessoas com obesidade

“Doença dos reis” está em ascensão pelo aumento de pessoas com obesidade

Cresce o número de pacientes que estão sendo internados com gota, desencadeada por obesidade e alcoolismo.

A doença, que provoca muitas dores, foi apelidada de “doença dos reis” por ter acometido uma série de monarcas, incluindo Henry VIII.

Segundo dados britânicos, as internações aumentaram nos últimos 10 anos, atingindo mais de 4.400 por ano. Os médicos afirmam que a grande culpada é a má alimentação. Comer e beber excessivamente provoca acúmulo de ácido úrico no organismo.

Pequenos cristais desse ácido começam a se formar nas articulações, o que provoca várias inflamações e dores intensas. Foram registrados aumentos significativos também na Nova Zelândia, na ordem de 80%.

Historicamente, a doença era associada a pessoas com muito dinheiro e prestígio, já que há alguns séculos, comer e beber vinho em demasia era visto como algo possível apenas para pessoas da nobreza.

Os fatores de risco, além de comer e beber em excesso, incluem colesterol e pressão arterial elevados, o que pode gerar um grau agudo de gota, necessitando em alguns casos de cirurgia.

Não apenas humanos sofrem do problema. Foram encontrados registros fósseis de que até mesmo o famoso dinossauro T Rex sofria do problema.

O Dr. Phillip Robinson, da Universidade de Queensland, conduziu um grande estudo sobre o assunto com dados colhidos entre as pessoas que foram internadas para tratar de gota.

A pesquisa, publicada na revista Rheumatology, mostrou que pacientes com gotas, em sua maioria, sofrem de outros problemas como diabetes, doenças cardíacas, hipertensão e colesterol elevado.

Leonardo da Vinci, um dos pintores mais famosos do mundo, sofria de gota.

>>>Espalhe esta matéria para seus amigos no facebook, twitter ou orkut!

Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / doctorrennie.wordpress.com / e domínio público

Mistério

Fashion

A busca da humanidade por extraterrestres.

O início dos mistérios ufológicos.

Especial

Fashion

Terrível caracol é o

animal mais venenoso

do mundo

Dossiê

Sport

Conheça o animal mais

resistente do mundo,

o Tardígrado!