Jornal Ciência

Conhecimento é tudo.

You are here Saúde Corpo É possível queimar gordura corporal enquanto estamos dormindo?

Adicionem o Jornal Ciência no Google + :)

É possível queimar gordura corporal enquanto estamos dormindo?

Não é de hoje que a ciência alerta para a importância de um sono com qualidade.

A falta de sono afeta todo o nosso corpo, criando desequilíbrios hormonais, o que acaba afetando nosso metabolismo. Mas, quais seriam as consequências? Alguns sintomas indesejados podem aparecer: aumento no apetite e dificuldade em sentir-se satisfeito após uma refeição, fato este que estimula a ingestão de uma quantidade maior de alimentos.

Não apenas isso, o desejo por alimentos com muito açúcar, e carboidratos em geral, aumenta. Dormir pouco ou com qualidade ruim aumenta o hormônio grelina em nossa corrente sanguínea. Este, por sua vez, é responsável por reduzir a funcionalidade de nosso metabolismo, o que dificulta a queima de gorduras.

As pessoas que gozam de bom sono são beneficiadas em diversos aspectos e a queima de gordura é um deles. Dormir adequadamente estimula a capacidade do nosso corpo em queimar as indesejáveis gordurinhas. Quando estamos dormindo, carboidratos são quebrados para liberar energia. Se o sono é de péssima qualidade, essas moléculas são “estocadas”, aumentando o acúmulo de gordura corporal.

Como perder peso dormindo?

1 – Durma pelo menos 7 horas e não ultrapasse 9 horas!

2 – Faça exercícios. A movimentação do corpo estimula um sono profundo e reparador, porque reduz o nível de hormônios do estresse, contribuindo para o relaxamento do corpo.

3 – Aromaterapia? Sim! Os óleos essenciais podem ser aliados na hora de estimular o sono. Antes de deitar-se, utilize essência de lavanda em velas, banho, óleo de massagem, travesseiro, difusor... Tudo vale para conquistar uma noite bem dormida.

4 – Nada de ir dormir com o sol surgindo. A qualidade do sono aumenta quando dormimos cedo. Ter também uma hora fixa para deitar e acordar ajuda o organismo a entender seus horários.

5 – Não deixa a tela do seu computador ligada. Isso também vale para sua TV e celulares. Desligar esses aparelhos 30 minutos antes de ir pra cama favorece o sono.

6 – É a treva? Talvez. A luz artificial, qualquer que seja, afeta diretamente nosso biorritmo. Para ter um sono de qualidade, tente ficar em um ambiente o mais escuro possível.

Seguindo essas dicas você terá uma melhor qualidade de vida e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para a queima daquelas gordurinhas que você insiste em esconder!

>>>Espalhe esta matéria para seus amigos no facebook, twitter ou orkut!

Foto: Reprodução / vitalityfitness.ca / centraldapaz.com.br

Mistério

Fashion

A busca da humanidade por extraterrestres.

O início dos mistérios ufológicos.

Especial

Fashion

Terrível caracol é o

animal mais venenoso

do mundo

Dossiê

Sport

Conheça o animal mais

resistente do mundo,

o Tardígrado!