Jornal Ciência

Conhecimento é tudo.

You are here Saúde Corpo Fomos enganados? Energéticos não são melhores que uma xícara de café

Adicionem o Jornal Ciência no Google + :)

Fomos enganados? Energéticos não são melhores que uma xícara de café

Há tempos as bebidas energéticas são cultuadas por suas propriedades estimulantes, mas uma nova pesquisa publicada na Nutrition Reviews mostra que a cafeína é o único ingrediente útil em bebidas do tipo.

Os energéticos geralmente contêm ingredientes como taurina, guaraná e diversos outros, mas há pouquíssimas evidências de que sejam eles os responsáveis pelo aumento do desempenho, de acordo com o estudo, que defende que as propriedades estimulantes das bebidas vêm da cafeína, e não de outros componentes.

Os pesquisadores examinaram dúzias de artigos que analisavam os efeitos de ingredientes energéticos sozinhos ou combinados à cafeína. Com exceção da glucose e do extrato de guaraná, que mostraram fracos resultados, nenhum outro componente encontrado nos energéticos, além da cafeína, mostrou uma participação relevante no aprimoramento do desempenho físico ou cognitivo.

Um estudo do início deste ano mostrou que energéticos carregam 14 vezes mais cafeína que outros refrigerantes. Médicos também alertaram para que crianças não consumam esse tipo de bebida, pois elas não são ativas o suficiente para queimar as calorias presentes no produto (que podem conter de 10 a 270 por porção), aumentando o risco de acúmulo de peso. Para saciar a sede, elas devem beber água, sucos e leite pouco gorduroso.

Um problema oculto dos energéticos é justamente a cafeína, que pode atingir níveis tóxicos, o que levou os energéticos a serem relacionados com problemas como convulsões, diabetes, problemas cardíacos e até distúrbios comportamentais.

Os avisos sobre o consume de energéticos por crianças foram reforçados após um relatório de membros do Comitê de Nutrição da Academia Americana de Pediatria. O Dr. Holly Benjamin, um dos líderes da pesquisa e médico no Hospital Infantil Comer, da Universidade de Chicago, afirmou que “para a maior parte das crianças que praticam atividades físicas frequentes, água pura é melhor”, em entrevista ao DailyMail.

*As fotos de capa são meramente ilustrativas e não foram citadas no estudo..

>>>Espalhe esta matéria para seus amigos no facebook, twitter ou orkut!

Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / thinkprogress.org

Mistério

Fashion

A busca da humanidade por extraterrestres.

O início dos mistérios ufológicos.

Especial

Fashion

Terrível caracol é o

animal mais venenoso

do mundo

Dossiê

Sport

Conheça o animal mais

resistente do mundo,

o Tardígrado!