Jornal Ciência

Conhecimento é tudo.

You are here Saúde Corpo Mães que fumam durante a gravidez podem ter filhos com obesidade na adolescência

Adicionem o Jornal Ciência no Google + :)

Mães que fumam durante a gravidez podem ter filhos com obesidade na adolescência

Mulheres que fumam durante a gravidez podem estar colocando seus filhos em maior risco de obesidade, alertam pesquisadores.

Segundo os cientistas, o tabagismo leva a sutis variações estruturais no cérebro em desenvolvimento, criando uma preferência por alimentos gordurosos.

Outras pesquisas já mostraram que fumar na gravidez pode estimular o parto prematuro, mas as novas evidências revelam dados sem precedentes sobre os problemas provocados na saúde das crianças a longo prazo.

A Dr. Amirreza Haghighi do Hospital for Sick Children, Canadá, líder do estudo, disse que a exposição pré-natal ao tabagismo é um fator de risco bem estabelecido para a obesidade, mas os mecanismos que provocam este efeito não são conhecidos.

A preferência por alimentos gordurosos é aflorada pelo sistema de recompensa do cérebro das crianças quando crescem, estimulando o desenvolvimento da obesidade.

As pesquisas atuais preveem que 2 em 3 crianças serão obesas em 2050 se as perspectivas continuarem como estão. Atualmente, 1 em cada 5 crianças são obesas, com potencial risco à saúde.

O estudo foi realizado com 378 adolescentes em idades entre 13 e 19 anos, dos quais 50% possuíam mães que fumaram durante a gravidez. Eles foram cuidadosamente comparados com os participantes com mães que não fumaram na gestação.

Os cientistas encontraram um volume menor da região cerebral chamada amígdala, que desempenha um papel no processamento das emoções e memórias de armazenamento, em adolescentes com mães que fumaram durante a gravidez.

Esta parte do cérebro também parece ter papel na limitação da ingestão de gorduras e os pesquisadores descobriram que, quando o volume da amígdala cai, a ingestão de alimentos gordurosos sobe.

>>>Espalhe esta matéria para seus amigos no facebook, twitter ou orkut!

Fonte: DailyMail Foto: Reprodução/ computerbites

Mistério

Fashion

A busca da humanidade por extraterrestres.

O início dos mistérios ufológicos.

Especial

Fashion

Terrível caracol é o

animal mais venenoso

do mundo

Dossiê

Sport

Conheça o animal mais

resistente do mundo,

o Tardígrado!