Saiba por que você deve colocar uma colher de açúcar com água em seu quintal durante o verão

de Merelyn Cerqueira 0

Já faz tempo que as abelhas estão sumindo. Embora os dados sobre a crise dessas importantes polinizadoras sejam inconsistentes, a União Europeia está preocupada com um declínio da espécie observado por meio de diferentes estudos científicos.

 

Fato é que, David Attenborough, um apresentador inglês, pediu aos fãs que trabalhassem juntos para salvar as abelhas do mundo por meio de um gesto extremamente simples: uma colher de açúcar.

No verão, muitas vezes as abelhas parecem estar morrendo, mas estão longe disso. As abelhas podem se cansar e simplesmente não têm energia suficiente para retornar à colmeia, o que pode resultar em exaustão ”, dizia o post. “Se você encontrar uma abelha cansada em sua casa, uma solução simples é lhe dar açúcar e água. Basta misturar duas colheres de sopa de açúcar granulado branco com uma colher de sopa de água e colocar em uma colher para a abelha chegar”.

 

O post viralizou e até deu início a hashtag #savethebees. A ABC News confirmou a procedência da sugestão, afirmando que as pessoas também podem ajudar mantendo flores nos jardins e evitar a todo custo os pesticidas.

No entanto, deve-se ter cuidado com o tipo de açúcar utilizado. De acordo com o Departamento de Indústrias Primárias da Austrália, o açúcar branco (sacarose) é o indicado para suplementar a falta de mel na colmeia e evitar a privação de colônias.

 

As abelhas colhem o néctar, ou sacarose, de plantas com flores antes de armazená-lo na forma de mel para uso posterior durante o inverno e em ocasiões quando há escassez de flores. No processo de amadurecimento do néctar, uma conversão química transforma a sacarose em frutose e glicose por meio de uma enzima que ocorre naturalmente no néctar das flores e é adicionada pelas abelhas.

 

As abelhas, embora não sejam os únicos insetos polinizadores, são consideradas vitais para determinadas culturas como alfafa, amêndoas, pepinos e morangos, de acordo com informações do El País.

Entre as causas que estão determinando o colapso de colmeias, além do fato de que as abelhas não estão mais conseguindo voltar para a casa, está o aquecimento global, perda de habitat e infestações parasitárias. 

 

Nos últimos cinco anos, a população de abelhas caiu em um terço. Se as abelhas desaparecessem da face da terra, os humanos teriam apenas quatro anos para viver”, alertou o Departamento de Indústrias Primárias. Sendo assim, prevenir novas reduções nas populações de abelhas é crucial para proteger fontes globais de alimentos. 

[ El Pais / IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / MCGill ]

deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos em HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!