Até pouco tempo atrás, os cientistas não tinham muitas informações sobre os tipos de neurônios responsáveis pelo sistema nervoso parassimpático – responsável pelos nossos processos automáticos, como contrair os mamilos ou ficar arrepiado.

Essas duas reações são desencadeadas quando estamos com frio ou com medo, por exemplo. Os cientistas acreditavam que apenas um tipo de célula nervosa transmitia os impulsos aos demais órgãos.

No entanto, uma nova pesquisa, publicada na revista Nature Neuroscience, revela que o sistema nervoso simpático é composto por vários tipos de neurônios que regulam as funções corporais específicas.

Para chegar a esse resultado, os cientistas analisaram o perfil genético de neurônios retirados de ratos em seus primeiros dias de vida. Eles descobriram que logo nesse primeiro período, tais células se tornam especializadas em cumprir variadas funções.

Os pesquisadores descobriram que nos três primeiros dias de vida dos ratos, os músculos da contração dos mamilos e o músculo pilo-eretor (aquele que deixa os pelos arrepiados), se desenvolvem. Depois que esses músculos se formam, alguns neurônios genéricos se diferenciam para se transformarem em tipos especializados.  

Cinco dias depois do nascimento dos ratos, uma célula nervosa chamada neurônio NA2 se conecta ao sistema de contração do mamilo. Já o neurônio NA4-5 se liga aos músculos de ereção dos pelos. Segundo o coautor do estudo, Alessando Furlan, “mostramos que o sistema simpático possui vários tipos de neurônios que regulam funções específicas no corpo”.

[ FonteIFL Science ]

[ Fotos: Reprodução / Wikipedia ]

Jornal Ciência