Saiba por que ingerir álcool após os exercícios físicos não é recomendável para os homens

de Merelyn Cerqueira 0

De acordo com uma nova pesquisa que será publicada na próxima edição do periódico Journal of Strength and Conditioning Research ficar bêbado após a academia pode desfazer os efeitos de um treino intenso, segundo informações da Live Science.

O estudo, realizado com homens e mulheres, mostrou que o consumo de álcool após a realização de exercícios de força intensa pode reduzir os sinais químicos que estimulam o crescimento muscular, mas apenas nos homens.

Segundo o coautor da pesquisa, Jakob Vingren, um professor de Biologia e Cinesiologia da University of North Texas, em Denton, EUA, uma pequena quantidade de álcool provavelmente não causará problemas. Mas, se você estiver realizando treinamentos pesados de resistência e estiver com a intenção de beber no mesmo dia, é recomendável que falte à academia. “É possível que no dia seguinte você se sinta pior do que se não tivesse ido treinar”, disse.

De acordo com Vingren, vários estudos já haviam sugerido que as pessoas que se exercitam tendem a beber mais. A razão por trás disso é um tanto obscura, de acordo com Vingren: pode ser que os centros de recompensa do cérebro sejam ativados durante ambas as atividades (exercícios e bebida). Ou, talvez isso ocorra pelo fato de que as normas sociais de alguns esportes permitem o consumo de bebidas. Há ainda as pessoas que consideram ir à academia queimar calorias, para compensar as que serão adquiridas mais tarde através do álcool. 

Estudos anteriores já haviam revelado que o consumo pesado de álcool pode reduzir a sinalização química que estimula a reparação e crescimento do tecido muscular. Tal redução ficou mais evidente durante testes de resistência. Para verificar melhor a interação desses efeitos, Vingren e seus colegas recrutaram 10 homens e 9 mulheres que regularmente realizavam exercícios de força pelo menos duas vezes na semana. Foi pedido que eles realizassem um total de seis séries de 10 agachamentos com peso.

Após o treino, os pesquisadores pediram que bebessem vodca diluída em água. O grupo que bebeu água recebia copos com uma pequena quantidade de álcool na borda, para que tivesse a ilusão de beber vodca. Os participantes do grupo que consumiu álcool beberam o equivalente a quatro e oito bebidas alcoólicas em um período de 10 minutos, dependendo do peso do corpo.

Os cientistas ainda recolheram amostras de musculares em três pontos do experimento: antes do exercício, três horas e cinco horas após o treino. Os resultados mostraram que os homens, mas não as mulheres, que beberam álcool tiveram reduzida uma via química de sinalização chamada mTORC1, que estimula o crescimento e recuperação muscular.

O que ainda não ficou claro para os cientistas é por que essa perda de sinalização ocorreu nos homens, mas não nas mulheres. Uma das explicações sugeridas por Vingren é que essa via possa ser estimulada pela testosterona após uma sessão de exercícios. Embora as mulheres possuam esse hormônio em pequenas quantidades, elas não experimentam a mesma abundância dele após um treino. Além disso, já ficou comprovado que o álcool é capaz de reduzir a resposta da testosterona aos exercícios.

Vingren afirma que embora a ideia de beber álcool imediatamente após um treino pesado possa parecer exagerada, ela é surpreendentemente comum para algumas pessoas. “Eu já estive em vestiários onde, logo após o final de um jogo, cervejas eram trazidas e consumidas ali mesmo”, disse.

[ Live Science ] [ Fotos: Reprodução / Desporto e Esport ]

Jornal Ciência