Saiba como funciona o cérebro de um ambidestro

de Julia Moretto 0

Para quem não sabe, a palavra “ambidestro” conseguir realizar tarefas cotidianas com as duas mãos. Essa palavra vem da união de ambi (“ambos”) e dext (“certo”). O diferencial delas é que nenhum dos lados do cérebro é dominante.

 

Quando uma pessoa é destra, por exemplo, ela usa a mão direita para realizar algumas tarefas e tem o lado esquerdo do cérebro como parte dominante.

 

De acordo com alguns estudos, apesar das funções serem dominadas por um lado específico do cérebro, não há divisão determinada sobre as diferentes tarefas. Isso significa que as ações são realizadas em conjunto, variando com as demais necessidades.

ambidestro_1jpg

Funções do hemisfério esquerdo do cérebro:

– Responsável pela linguagem formal, como regras gramaticais;

– Entendimento de contas e manipulação de números;

– Elaboração de raciocínio;

– Lembrança de determinados fatos.

 

Funções do hemisfério direito do cérebro:

– Mudança no tom da voz para indicar sentimentos;

– Reconhecimento facial;

– Capacidade criativa e intuitiva;

– Percepção espacial.

 

A capacidade de usar as duas mãos igualmente pode nascer com a pessoa ou ser aprendida com o passar dos anos. A versatilidade varia, já que os ambidestros tendem a escolher qual mão utilizar para determinadas tarefas. Porém, ter essa habilidade de nascença é raro.

 

De acordo com estatísticas, cerca de 1 a cada 100 pessoas é ambidestra. Segundo os especialistas, o mais comum é encontrar ambidestros que nasceram canhotos e passaram a aprender a usar a mão direita. Normalmente isso é aprendido em esportes, danças e ao tocar instrumentos musicais.

[ Ambidestria ] [ Fotos: Reprodução / Youtube ]

Jornal Ciência